Postura correta gera conforto e previne doenças

A Cooperalfa

Como está a sua relação com o posto de trabalho? Em apoio ao Abril Verde, a Cooperalfa orienta sobre ergonomia.

Publicado em 18/04/2024

Como está a sua relação com o computador e os equipamentos de trabalho? Em apoio ao Abril Verde, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, em conjunto com o setor de segurança, da Cooperalfa, realizou algumas ações sobre os princípios da ergonomia, para uma vida mais saudável e confortável no trabalho.

Dia 17 de abril, um vídeo interno foi enviado para todos os colaboradores da Cooperalfa, com orientações sobre o uso correto do posto de trabalho para áreas administrativas, tratando do mobiliário e equipamentos usados no dia-a-dia. A técnica em segurança do trabalho e integrante da CIPA, Silvana Machado, que coordenou a gravação do audiovisual, com a ergonomista Eliani Maria Fontana, disse que a iniciativa visa despertar nas pessoas a consciência sobre os cuidados para evitar doenças relacionadas ao trabalho, promover saúde e bem-estar. “Com a ergonomia, podemos garantir que nossos corpos estejam alinhados, nossas mentes focadas e nossa produtividade maximizada”. 

Para o presidente da CIPA, Felipe Bittencourt, valorizar a ergonomia no trabalho não é só uma questão de conforto, mas uma necessidade para proteger a saúde e promover o bem-estar, garantindo que cada tarefa seja realizada com cuidado e de forma produtiva. Para o coordenador de segurança da Alfa, Nei Parabocz, para o pessoal que trabalha em escritório, esses pequenos ajustes nos equipamentos e mobiliário fazem uma diferença grande no longo prazo. “A postura correta previne doenças relacionadas ao nosso sistema musculoesquelético”.

 

Dicas para o dia-a-dia

Com relação a cadeira, para trabalhar no computador com conforto, o encosto deve estar regulado adequadamente, o mais baixo possível, para que o usuário possa apoiar a coluna lombar em seu encosto; o assento deve ser ajustado conforme a sua estatura ou perfil antropométrico, para que se possa apoiar corretamente os antebraços e não sobrecarregar os ombros. “As pessoas mais baixas, que necessitam elevar a cadeira, precisam usar apoio de pés”, observou Eliani.

Os apoios de antebraços também devem ser regulados, para baixo ou para cima, conforme estatura de cada um. Ao trabalhar, é importante que os antebraços estejam apoiados na mesa e o trabalhador tenha acesso fácil a todos os acessórios, para que o punho esteja em posição neutra no teclado. Os pezinhos do teclado também podem ficar baixos, para diminuir a altura, para que os punhos fiquem em posição neutra; o mouse também deve ficar próximo, para que o cotovelo fique fletido ao utilizá-lo;

Com relação ao monitor, conforme orientou Eliani Fontana, deve ficar a uma distância do braço estendido e na altura da visão, em linha reta. Preferencialmente, os monitores devem ficar posicionados de lado para as janelas, para que não incidam raios e atrapalhem a visibilidade; o telefone deve ser segurado com as mãos e não com cabeça e ombro, para evitar torção na coluna cervical (torcicolo). “Uma opção para as pessoas que usam bastante o telefone, e ao mesmo tempo o teclado, é utilizar o headset com dois fones de ouvido”, orientou.

Eliani Fontana também chama atenção para a importância de alternar a postura. A cada uma ou duas horas no máximo, se levantar e se movimentar um pouco. Isso serve para fazer uma compensação fisiológica. “Com esses ajustes antropométricos entre você, o mobiliário e os acessórios do seu posto de trabalho, além dos cuidados com a postura, você preserva a sua saúde, o bem estar e a segurança no trabalho”, observou a ergonomista.

 

 

 

Assessoria de Imprensa Cooperalfa