Jovens conhecem gestão documental na prática
Mais um grupo de Jovens Aprendizes do SENAC Chapecó visitou o Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito
A visita técnica foi realizada no dia 06 de fevereiro, por alunos da Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, Unidade Curricular "Organizar e operacionalizar procedimentos da recepção", cujo conteúdo é "Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico)".
O objetivo da visita foi a contextualização dos conteúdos teóricos sobre arquivo e protocolo com a prática da Cooperalfa e do Sicoob MaxiCrédito, além do acervo histórico preservado no Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito-CEMAC. A historiadora Elisandra Forneck, que coordenou a visita, pontuou que a Cooperalfa e o Sicoob MaxiCrédito ficam felizes em contribuir com a formação de jovens. “Que bom que nosso trabalho pode inspirar outras pessoas e empresas. Isso aumenta nossa responsabilidade em continuar fazendo nosso melhor”.
Segundo Daniela Soares Mongeló, analista pedagógica do SENAC Chapecó, a visita possibilita aos jovens aprendizes articular a teoria e prática através dos ensinamentos encaminhados pela Alfa e MaxiCrédito, confrontando com os conhecimentos ministrados em sala de aula e enriquecendo o aprendizado dos profissionais em desenvolvimento.
A jovem Nathália Matos de Menezes destacou que durante a visita foi possível entender como realmente funciona uma cooperativa e principalmente o arquivo. “A Elisandra, o Gilmar e a Maiara explicaram muito bem sobre o assunto, pude entender sobre gestão documental e a sua importância para uma empresa e para o meio ambiente. Tive a oportunidade de visitar o arquivo central da Alfa e o acervo histórico, onde eu vi objetos que nunca tinha visto antes. A visita foi bem legal e enriquecedora”.
Para a professora da disciplina, Juliana Cristina Morona, a visita tem como foco conhecer os conceitos teóricos na prática, possibilitando aos jovens entenderem a importância do arquivamento de forma correta e padronizada, tanto no físico quanto no digital, assim como a responsabilidade pela guarda, o acesso e a utilização de ferramentas para auxiliar a gestão da informação. “A Alfa e o Sicoob referem-se ao arquivo como Gestão Documental, retomando o significado e a responsabilidade que as mesmas mostram frente aos documentos e a legislação vigente sobre a gestão de informação, temporalidade, sigilo, guarda e armazenamento dos documentos e informações”, pontuou Juliana.
Bruno Henrique Siemer, também jovem aprendiz, salientou que foi uma aula diferenciada e muito interessante, pois aprenderam sobre o cooperativismo, as histórias do Sicoob e da Alfa e da organização de arquivos. “Foi muito interessante saber que Alfa conseguiu construir o prédio na qual guarda seus arquivos com o retorno de impostos. Isso me fez refletir o quanto é importante guardar documentos valiosos para o patrimônio histórico cultural.”
CEMAC