Inaugurado o Superalfa Passo dos Fortes

A Cooperalfa

“A Cooperalfa é um dos orgulhos de Chapecó e novamente nos brinda com seus investimentos" (João Rodrigues)

Publicado em 10/04/2025

“A Cooperalfa é um dos orgulhos de Chapecó e novamente nos brinda com seus investimentos. Desta vez no Passo dos Fortes, este bairro tão desenvolvido da cidade”, declarou o prefeito João Rodrigues durante a inauguração do Superalfa Passo dos Fortes, dia 9 de abril, na rua 14 de agosto, antigo Sivial.

“É com grande alegria que abrimos a quinta loja da rede no município de Chapecó-SC”, declarou o presidente Romeo Bet. No município de Chapecó, além do Super Passo dos Fortes, tem Superalfa em Alto da Serra, Marechal Bormann, Sede Figueira e o Superalfa Matriz. “Temos um carinho especial por Chapecó, onde começou a Cooperalfa e também para preencher uma lacuna existente no bairro”.



O 1o vice-presidente Cládis Jorge Furlanetto reconhece que o ramo de varejo avança num ritmo acelerado em Chapecó e região, mas defende que no Superalfa o atendimento é diferenciado e o seu ambiente é cooperativo. “Venha conhecer e perceba a transformação do mercado que pertencia a Família Ávila”.

“Com este novo Superalfa estamos ainda mais próximos dos consumidores de Chapecó e nos sentimos muito felizes, em estar abrindo mais um ponto de negócios com nossos associados e clientes”, declarou o 2o vice-presidente Edilamar Wons.

O gerente de suprimentos, Gentil Santin, disse que a inauguração desta unidade significa mais que a expansão dos negócios no ramo de supermercados. Representa o reconhecimento e valorização do bairro Passo dos Fortes, onde está localizada a matriz da Cooperalfa. “Crescemos juntos com este que é o primeiro e um dos principais bairros do município”.

Para a supervisora de supermercados, Marisa Morelatto, o novo Superalfa de Chapecó fortalece a relação com a comunidade e aproxima ainda mais a cooperativa de seus clientes, uma vez que favorece a logística e a acessibilidade. “A expectativa era grande por parte dos moradores do bairro”, comentou. A gerente de marketing, Tamyres Pompermayer, salienta que a marca Superalfa é forte entre os consumidores de Chapecó, que valorizam o bom atendimento, tradição, variedade e a qualidade dos produtos, além de espaço especial para algumas categorias, como fruteira, padaria com lanchonete, adega e açougue.

O ramo de supermercados da Cooperalfa iniciou juntamente com a cooperativa em 1967, pela necessidade que os agricultores tinham de comprar produtos, que dificilmente eram encontrados na região. Dessa forma, a Cooperalfa cria seus primeiros supermercados para venda e troca de produtos com os associados.

Na década de 70, os armazéns de “secos e molhados” começam a perder espaço para as lojas especializadas. Com isso, os supermercados ganhavam espaço. A partir de 1976, com o aumento do número de associados e a crescente demanda por gêneros alimentícios, a Cooperalfa investiu na ampliação destes espaços nas filiais ou em novas construções. Nessa época, a cooperativa criou a rede Superalfa.

Atualmente, na pizza de negócios da cooperativa, as atividades de varejo representam uma fatia de cerca de 10% das receitas. No ramo de supermercados, em 2024, as vendas superaram o montante de R$ 808 milhões. Para 2025 a meta é superar os 918 milhões de reais.

O gerente do Superalfa Passo dos Fortes, Vanderlei Siqueira, convida a todos para conhecer o mais Novo Superalfa de Chapecó. “Atendemos associados e clientes em geral”. Vanderlei conta que o convite para gerenciar o Novo Super foi uma mescla de euforia, gratidão à Direção pela oportunidade e orgulho de fazer parte desta cooperativa. “Venha experimentar o nosso jeito Alfa de ser e quem ainda não baixou o APP Clube, faça isso, e aproveite as promoções”.



           A cliente Sueli Correa estava feliz com a novidade. “Pra mim ficou muito mais acessível. Normalmente, vou no mercado de duas a três vezes por semana, e com o Super Passo dos Fortes ficou muito mais favorável a logística. Além disso, na Alfa eu gosto das promoções e do atendimento”.

 

Assessoria de Imprensa Cooperalfa