‘Cooperativismo na Agronomia’ é tema de palestra em Erechim
Alfa apoiou iniciativa de universidade em programação voltada à acadêmicos em Erechim/RS
O Salão de Atos da Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI de Erechim – recebeu autoridades, lideranças, pesquisadores e futuros engenheiros agrônomos na noite de segunda-feira (12). O evento marcou o início da XVII Semana Acadêmica de Agronomia e o I Seminário do curso, que tem o apoio da Cooperalfa por meio do Sescoop/SC.
A palestra de abertura da programação foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Ainor Francisco Lotério, de Balneário Camboriú/SC, o qual abordou sobre o cooperativismo na Agronomia, com enfoque na motivação da nova geração do agronegócio. “Nesse sistema, não podemos priorizar o lucro e nem misturar com política, pois cooperativismo, antes de tudo, é uma filosofia de vida”, destacou ao mencionar que o Estado de Santa Catarina é exemplo de cooperativismo, por ser constituído, na sua grande maioria, de pequenas propriedades onde essa realidade está mais presente, trazendo resultados positivos e gerando melhor qualidade de vida às famílias.
Para o gerente da Cooperalfa de Erechim, Eudes Biavatti, que participou da palestra junto à colaboradores da filial, foi uma oportunidade muito produtiva. “O palestrante reforçou vários pontos valiosos, a exemplo do resgate sobre os sete princípios do cooperativismo e a importância de resgatar esses valores para o sucesso da sociedade. Que as instituições possam atuar cada vez mais com união e menos individualismo”, comentou.
Gerente da filial de Erechim, Eudes Biavatti, participou do evento
Palestra contou com a participação de cerca de 200 pessoas
O professor da Agronomia da URI e coordenador da XVII Semana Acadêmica, Antônio Sergio do Amaral, enalteceu que a Cooperalfa é parceira em diversas ações desenvolvidas pelo curso. “Recentemente promovemos o Seminário de Solos, no qual a participação da cooperativa foi fundamental. Desde então, intensificamos o projeto de criar espaços de debate para melhorarmos o manejo dos solos agrícolas da região. Nesta semana observamos mais um exemplo dessa parceria, sendo que acompanhamos a explanação de um dos melhores palestrantes do Sul do Brasil. Só temos a agradecer a Alfa por essa aliança, tanto em eventos como também, em convênios com o laboratório de solos, por meio de estágios e oportunidades de trabalho para alunos que estão na fase de conclusão do curso ou são egressos de Agronomia. A URI, a Alfa e toda a sociedade colhe os benefícios dessa união”.
Assessoria de Imprensa Cooperalfa.