Coleta do Papa Sab inicia em julho

A Cooperalfa

Programa ambiental terá cronograma que inicia em Chapecó/SC e Águas de Chapecó/SC

Publicado em 18/06/2024

O Papa Sab é um programa desenvolvido pela Cooperalfa pelo setor ambiental. O projeto visa a coleta e destinação final adequada dos resíduos sólidos utilizados no manejo e saúde animal nas propriedades rurais dos associados, em atendimento às exigências da Lei federal 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Em entrevista ao Informativo de rádio, a engenheira agrônoma, Edione Rebonatto, explica que desde o lançamento do programa em 2011, já foram realizadas 14 coletas. “O projeto vem apresentando resultados satisfatórios e desde a implantação do programa, já foram recolhidos e destinados adequadamente mais de 390 toneladas de resíduos, que antes eram dispostos no meio ambiente de maneira inadequada”.


Para este ano o cronograma inicia nas regionais de Águas de Chapecó e Chapecó no dia 08 de julho e seguindo nas demais regiões. A agrônoma ainda pede a atenção para que associados e clientes fiquem atentos aos cronogramas de coleta que atendam as datas, horários e locais de entrega, conforme convite e orientação repassada pelos técnicos de campo e gerentes de filiais.




Edione faz um destaque sobre a importância do projeto: “a Cooperalfa busca dar continuidade aos bons resultados do projeto visando alcançar o objetivo de atingir 100% das propriedades associadas integradas a realizarem a entrega destes resíduos. Para tal, contamos com a colaboração de todos os envolvidos, a fim de promovermos a melhoria da qualidade ambiental e da saúde pública”.


Além do programa Papa Sab, a Alfa desenvolve o Para Lâmpadas – voltado à coleta e descontaminação de lâmpadas fluorescentes. Edione relata que as lâmpadas possuem em sua composição química, mercúrio, componente altamente tóxico e prejudicial à saúde e ao meio ambiente. “Uma única lâmpada possui potencial de contaminar 20.000 litros de água. A Cooperalfa adquiriu uma máquina que realiza o processamento e descontaminação das lâmpadas e, após, a destinação final adequada. Os produtores participantes do Papa Sab deverão realizar a entrega destas lâmpadas queimadas, sejam elas fluorescentes ou incandescentes, no mesmo dia e horário da coleta Papa Sab, porém as lâmpadas deverão ser armazenadas em recipientes separados dos resíduos de saúde animal, com cuidado para não quebrar as lâmpadas”, orienta a engenheira agrônoma ao acrescentar que, para os clientes não integrados da Cooperalfa, as lâmpadas comercializadas podem ser devolvidas na filial de vínculo ou na loja onde a lâmpada foi comercializada, uma vez que o programa atende todas as filiais onde as lâmpadas são recebidas, acondicionadas e após destinadas adequadamente.


Assessoria de Imprensa Cooperalfa.