Bayer e Alfa se unem para buscar uma soja de baixo carbono
Dia 26 foi realizado o anúncio do 1° Projeto PRO Carbono implementado na América Latina, durante o Carbon Science Talks.
Nos dias 26 e 27 de novembro de 2024, aconteceu em Campinas/SP, no Hotel Royal Palm Plaza Resort, a 3ª Edição do Carbon Science Talks, que trouxe avanços tecno-científicos para uma agricultura mais sustentável. Foi a maior edição promovida pela Bayer, com mais de 500 pessoas de vários países.
No dia 26 foi realizado o anúncio do 1° Projeto PRO Carbono implementado na América Latina, onde a Bayer e Alfa se uniram para buscar uma soja de baixo carbono. O anúncio foi feito por Fábio Passos - Head Carbono LATAM Bayer, Maurício Rodrigues - CEO LATAM Bayer, Eric Kersul - Diretor de Negócios da Unidade Sul da Bayer e Cládis Jorge Furlanetto - 1° vice-presidente da Cooperalfa, durante a 3ª Edição do Carbon Science Talks.
Este trabalho que será realizado em conjunto na cadeia integrada da agroindústria tem o objetivo principal produzir mais com menos, aumentando a rentabilidade, reduzindo emissões e otimizando o uso de insumos para potencializar a saúde do solo e o sequestro de carbono.
O programa oferecerá novas vantagens para os agricultores brasileiros dispostos a ampliar sua produtividade e aumentar o sequestro de carbono no solo, a partir da adoção de práticas agronômicas sustentáveis. “Desta forma, vamos juntos construir o mercado de carbono no Brasil, cultivando um futuro ainda mais sustentável”, declarou o RTV da Bayer Crop Science, Rudinei Biasus.
E/D: Luan, Bruna, Rudinei, Cládis e Claudiney
No dia 26 de novembro, o evento contou com a participação de vários Experts Pro Carbono, que apresentaram seis painéis abordando os assuntos: Agricultura Tropical e Mudanças Climáticas: Desafios e Perspectivas; Agricultura Regenerativa, Cobenefícios e Adaptação: Construindo Resiliência no Sistema de Produção; Carbono Orgânico do Solo: Avanços na Contabilização, Modelos e Escalabilidade na Agricultura + Modelo Preditivo PROCS; MRV – Medição, Reporte e Verificação da Pegada de Carbono de Commodities Agrícolas em Escala + FootPrint PRO Carbono 3.0; Padrões Internacionais: Diretrizes e Oportunidades do Agro no Mercado de Soluções Baseadas na Natureza: Conectando a Cadeia de Valor: Desafios e Estratégias para Mitigar Emissões de Escopo.
No dia 27 ocorreram painéis simultâneos envolvendo três pilares: Descarbonizar, Remover e Regenerar, que contou com a participação do coordenador agrícola Claudiney Turmina, do departamento técnico da Alfa, a engenheira química, Bruna M. Dalarosa, da Assessoria Ambiental da cooperativa, o supervisor de produção, Luan R. Bernardi, da Indústria de Trigo da Alfa e Rudinei Biasus, RTV – Bayer Crop Science, que atende a região da Cooperalfa.
Assessoria de Imprensa Cooperalfa