O futuro depende de nossas atitudes no presente



O desenvolvimento econômico só é viável com equilíbrio no uso dos recursos naturais,

bem-estar humano e animal.



A Cooperalfa treina seus funcionários, fornecedores, associados e clientes para práticas agropecuárias sustentáveis e pró-ambiente como a logística reversa de resíduos. São ações que resultam na destinação correta dos rejeitos da produção e contribuem para a formação de uma consciência coletiva de preservação.



Práticas agrícolas como o Plantio Direto na Palha e a Rotação de Culturas, são incentivadas pela cooperativa, visando diminuir a pressão de pragas e ervas daninhas. Estas atitudes melhoram a produtividade com menos recursos, além de propiciar a redução no uso de agroquímicos.


Uma das práticas adotadas pela cooperativa é orientar seus associados e integrados para manejos que promovem o bem-estar animal na produção de carnes e leite. Estas atitudes elevam a produtividade e resultam na harmonia do ser com seu ambiente.






Saiba mais

Parcerias e os programas em prol da sustentabilidade



Parceria Verde Vida



A Cooperalfa é parceira da Ong Verde Vida desde o ano 2.000. Esta colaboração faz a diferença na vida das pessoas beneficiadas. O Verde Vida recicla aproximadamente 300 toneladas/mês de resíduos e mantém cerca de 100 colaboradores, alguns analfabetos e excluídos do mercado de trabalho por sua condição de baixa escolaridade.


Mais de 2 milhões de quilos de papel e plástico foram doados pela Cooperalfa ao Verde Vida.

Conheça mais sobre o Verde Vida clicando aqui.                                     

Programa Energias Renováveis



O investimento da Cooperalfa em equipamentos de processamento de dejetos suínos permite a captação do gás metano, que substitui o Gás Liquefeito de Petróleo (LGP) no aquecimento da água dos chuveiros, preparo de alimentos na cozinha e aquecimento em leitões na creche. O excedente do biogás vira energia elétrica. O projeto é desenvolvido na Unidade de Produção de Leitões - UPL de Palma Sola.







Licenciamento Ambiental



A regularização das propriedades rurais dos integrados da Cooperalfa é viabilizada por profissionais contratados, capacitados e de confiança, que realizam projetos para licenciamento ambiental das atividades de suinocultura, avicultura e bovinocultura de leite. São prestados ainda serviços de topografia e levantamento de imóveis rurais, averbação de Reserva Legal e Cadastro Ambiental Rural – CAR. Os associados também têm à disposição a formatação de projetos para aquisição de recursos junto às instituições financeiras. Técnicos orientam os produtores associados sobre o manejo e o tratamento dos dejetos produzidos em lagoas de retenção e, após, sua aplicação no solo como adubação orgânica para o cultivo de grãos e pastagens.


A fim de estruturar propriedades produtoras ambientalmente corretas, o Programa de Licenciamento Ambiental da Cooperalfa  promove capacitações sobre manejo de compostagem para decomposição de animais mortos, orientação sobre reestruturação ambiental, novas normas de fiscalização e licenciamento pelos órgãos ambientais. Uma equipe técnica interna é responsável pelos licenciamentos ambientais de todas as atividades desenvolvidas pela Cooperalfa.



Plantio Direto na Palha



A Alfa realiza um intenso trabalho de orientação e assessoramento técnico com os associados que cultivam milho, soja, trigo e feijão, para que o plantio seja realizado sobre a palhada da safra anterior ou sobre coberturas de inverno. O Plantio Direto na Palha reduz o impacto ambiental, amplia a atividade microbiológica, conserva o solo e a água. Diminui os prejuízos durante estiagens, recicla nutrientes naturais e evita assoreamento de rios, açudes e fontes de água.


Agricultura de Precisão



O programa orienta para o equílibrio na utilização de insumos agrícolas como fertilizantes e corretivos. A Agricultura de Precisão inicia com o mapeamento da lavoura via GPS, dividindo a mesma em pequenas áreas homogêneas. Com análises de solo dos pontos estratégicos é possível conhecer em detalhes o perfil de fertilidade dos diferentes talhões.  A aplicação dessa técnica reduz o desperdício de insumos agrícolas, melhora a qualidade do solo e da água. Ainda, otimiza o custo de produção e amplia a produtividade.



                                 



Logística Reversa de Embalagens Vazias de Agroquímicos



Programa relacionado à orientação e procedimentos de tríplice lavagem, acondicionamento, armazenamento, transporte e devolução das embalagens vazias de agroquímicos. Os produtores são orientados a realizar a devolução das embalagens conforme endereço indicado na Nota Fiscal de venda do produto. As embalagens recebidas pela Cooperalfa são acondicionadas em depósito específico nas filiais, licenciadas pelo órgão ambiental. Posteriormente são enviadas a AERA OESTE – Associação dos Revendedores de Agroquímicos do Oeste Catarinense para processamento. Em seguida, as embalagens seguem ao INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, órgão criado pelas indústrias fabricantes que possuem recicladoras especializadas credenciadas, para então reciclagem desses materiais.



Águas Pluviais



A Cooperalfa monitora a entrada de águas pluviais, águas de passagem de vizinhos, águas dos poços artesianos e efluentes na matriz em Chapecó, nos postos de resfriamento de leite e nos postos de combustíveis, bem como nas fábricas de rações Nutrialfa em Quilombo, São José do Cedro e Bom Jesus - SC.

Reflorestamento



Áreas de reflorestamentos próprios da Cooperalfa com plantio de eucaliptos são utilizados para a produção de lenha que abastece caldeiras e fornalhas dos silos visando a secagem de cereais (48% proveniente de reflorestamentos de eucalipto). Outros 52% são comprados de reflorestamentos dos associados. Todo este sistema é baseado em energias renováveis.



Participação em entidades ligadas ao meio ambiente



A Cooperalfa compõe diversas entidades. 

» Floresta Nacional de Chapecó – FLONA;

» Comitê de Bacias Hidrográficas Rio Chapecó/Irani;

» Comitê Bacias Hidrográficas Rio das Antas;

» Fórum de Resíduos Sólidos do Município de Chapecó;

» Associações de recolhimento embalagens vazias de agroquímicos.



Programa Biodiesel



O Programa Biodiesel, em parceria com o Governo Federal, proporciona assistência técnica aos produtores de agricultura familiar, implantando novas tecnologias e técnicas de manejo na cultura da soja. O programa colabora com a redução no êxodo rural, através do incremento de renda para essas famílias.

Além desse valoroso cunho social, destina-se também a incentivar a produção de biocombustível, atribuindo caráter ambiental à intenção.


Receba novidades da Cooperalfa

Localização Alfa Agropecuária

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC