Grãos com qualidade preservada



Um bom sistema de armazenagem representa economia para o sistema produtivo


Com este serviço à sua disposição, em unidades estrategicamente localizadas, o associado pode comercializar sua produção no período que desejar, evitando as pressões do mercado na época da colheita.


Uma armazenagem bem conduzida, minimiza as perdas quantitativas e qualitativas dos grãos. Também proporciona economia com transporte nos "picos da safra", já que a entrega da produção pode ser realizada com uma cadência maior.




Avaliação das Perdas Pós-Colheita



Limpeza, manuseio, secagem e movimentações mal conduzidas são as maiores causas de problemas nos grãos. As perdas em grãos são classificadas em duas categorias:


Danos físicos ou quebra


Redução do peso do grão causado por danos mecânicos, principalmente por maus procedimentos durante a colheita e no recebimento. Secagem inadequada, equipamentos desregulados ou ataque de insetos também interferem na qualidade do grão.


Perda de qualidade


As qualidades intrínsecas do grão são alteradas pela ação de fungos, especialmente os que causam fermentações. Esses fungos modificam a estrutura, afetando o gosto e o cheiro natural do cereal. Também reduzem o valor nutritivo do grão. A qualidade do produto pode ser afetada ainda por outros problemas ou contaminações por matérias estranhas.​​

​​



Cuidados adotados pela Cooperalfa no Pós-Colheita



» Tecnologias em estruturas e equipamentos que não danificam os grãos;


» Treinamentos e capacitação intensa dos profissionais;


» Sistema de aeração e termometria, aliados ao emprego correto de tratamentos contra pragas, produzem efeitos substanciais e rápidos na redução das perdas de grãos;


» Controle de qualidade, certificações de suas unidades e boas práticas de armazenagens;


» A classificação segue Instruções Normativas federais;


» Manutenções rigorosas e sistemáticas de todas as unidades.










Silos Certificados



Desde 2008, a Cooperalfa investe na certificação de suas unidades armazenadoras, conforme determina o MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O certificado é emitido após uma avaliação criteriosa, imparcial e competente, por meio de auditorias nas atividades de manuseio, guarda e conservação durante a armazenagem de grãos.


A Certificação de Silos promove o reconhecimento nacional e inter­nacional de que o processo de armazenagem atende aos requisitos legais e de mercado estabelecidos. A certificação atesta mais segurança alimentar e maior credibilidade no mercado.


Silos certificados possuem uma rotina profissionalizada, com relatórios de todos os procedimentos, facilitando o controle de qualidade, redução de custos e perdas que ocorrem durante o processo de armazenamento.


Receba novidades da Cooperalfa

Localização Silos Cooperalfa

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC