+ Tecnologia + Qualidade + Segurança



Sinônimo de qualidade e segurança em sementes, cada grão da marca Semealfa carrega características essenciais para a produção de soja, trigo, feijão e pastagens.

​​

Até 1996, a Cooperalfa produzia sementes apenas para atender a demanda de seus associados. A partir de 1997 a cooperativa iniciou um processo de ampliação da atividade, visando atender também mercados externos nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. 


Desde 2005 a Cooperalfa é certificada como multiplicadora de sementes. A marca Semealfa foi lançada em 2006, resultado da consolidação da atividade.






Do campo à indústria,

um rigoroso controle de qualidade



A linha Semealfa contempla materiais para todas as épocas de plantio. São cultivares adaptadas para diversas regiões.



Do Oeste ao Planalto Norte catarinense, o cultivo é realizado por cooperados detentores de modernas tecnologias e práticas de manejo no campo. Todo o processo de produção e beneficiamento de sementes é acompanhado do planejamento do plantio à colheita. 






Antes da colheita, são coletadas amostras para teste de Tetrazólio, visando conferir a viabilidade do campo para a produção de sementes. Após a colheita, todas as cargas de grãos são submetidas ao teste de Hipoclorito, que identifica a porcentagem de dano mecânico.


Estes cuidados visam selecionar as melhores sementes e garantir a qualidade Semealfa.​​



Clima e altitude ideiais



As sementes de soja, trigo, feijão e pastagens que levam o selo de qualidade Semealfa, são produzidas em regiões com clima e solo ideais. Altitudes entre 600 e 900 metros, propiciam melhores condições para a produção, secagem natural e colheita da semente.



Benefícios





» A classificação por peneiras proporciona um estande de plantas mais uniforme, facilitando o manejo e resultando em maior produtividade.


» Produção de sementes com padrões superiores aos estabelecidos pelo MAPA;


» Garantia de qualidade física (pureza) e fisiológica (germinação e vigor);


» Tratamento de sementes industrial ajustado à necessidade da região de plantio e à suscetibilidade das variedades a pragas e doenças.



Sistema de Beneficiamento 


Qualidade fisiológica e pureza à semente



A Cooperalfa possui três modernas Unidades de Beneficiamento de Sementes, localizadas nos municípios catarinenses de Chapecó, Xanxerê e Canoinhas. 


Para garantir sementes com alto poder de germinação, todos os lotes passam por análise de vigor, simulando condições do campo. O beneficiamento garante padrões mínimos de 85% de germinação e 75% de vigor por envelhecimento precoce para soja, trigo e feijão.


O padrão de qualidade Semealfa é superior às normas mínimas estabelecidas pelo MAPA - Ministério da Agricultura e Abastecimento.



                                                                


Se você está interessado nos produtos Semealfa, preencha o cadastro que entraremos em contato.

Li e concordo com os termos previstos em Informações Legais

Li e concordo com os termos previstos em Informações Legais.

Localização Semealfa

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC