CEMAC completa dez anos

Publicado em 05 de outubro de 2020

Comentário(s)

Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito conta com acervo sobre a história do cooperativismo catarinense

A Cooperalfa e o Sicoob MaxiCrédito organizaram uma solenidade em comemoração aos 10 anos de criação do Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito (CEMAC). O evento foi realizado na quinta-feira, 01 de outubro, no próprio CEMAC, junta à matriz da Cooperalfa, em Chapecó-SC. Na ocasião, participaram diretores das duas cooperativas, juntamente com a equipe responsável pelo espaço.

Veja vídeo:

O presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, enaltece a parceria das duas cooperativas e o trabalho realizado no CEMAC. “Cooperalfa e Sicoob MaxiCrédito, uma completa a outra. Então é um prazer comemorarmos os 10 anos do CEMAC, juntos. Aqui podemos ver as histórias das duas cooperativas e a gente espera que essas histórias se mantenham vivas, contando o passado, mas que também se arquive o presente para que daqui uns 30, 40 anos as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecer um pouquinho da história do cooperativismo de Santa Catarina, principalmente da Cooperalfa e do Sicoob MaxiCrédito”, comentou.

Ivair Chiella, presidente do Sicoob MaxiCrédito, destaca a importância das futuras gerações conhecerem o passado das cooperativas para guiar os passos do futuro. “É a história de duas cooperativas gigantes, mas que começaram pequenas e se tornaram o que são hoje. É muito importante ter um espaço como esse para o resgate desta memória, para que futuras gerações possam entender como chegamos até aqui, graças aos pioneiros, graças a alguém que teve coragem de começar”. 

De cunho histórico, as principais atividades realizadas pelo CEMAC são: curadoria do acervo, pesquisa histórica, digitalização do acervo, elaboração de exposições e eventos culturais. As ações visam a preservação e divulgação da história do cooperativismo em Santa Catarina.

Em dez anos de atividade, cerva de 200 mil pessoas tiveram acesso aos eventos e exposições, sempre gratuitos e com acessibilidade, principalmente os agricultores familiares e alunos de escolas públicas. Um dos acervos de destaque das instituições são as imagens, que totalizam mais de 215 mil, composto por fotografias físicas e digitais, negativos e slides. Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow, as duas historiadoras à frente do projeto, exaltam que o CEMAC vai muito além de um acervo físico. “O centro de memória não é um espaço composto apenas por objetos palpáveis, mas também pelas histórias dessas pessoas que construíram a Alfa e o Sicoob MaxiCrédito. Então hoje é um dia de agradecer.”

Fundação

O Sicoob MaxiCrédito e a Cooperalfa, ao longo de suas trajetórias, foram produzindo e guardando documentos que registram suas atividades. O conjunto de documentos textuais é representado pelas atas, cartilhas, revistas, fichas de associados, livros, projetos, relatórios e jornais encadernados, além das clipagens de notícias. Também reuniram prêmios, representados por troféus, placas, quadros, entre outros, além de documentos diversos que retratam suas histórias e o envolvimento na comunidade. Então as duas cooperativas se uniram, em 2010, para fundar o Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito - CEMAC. Até outubro de 2012, o CEMAC contou com a assessoria do CEOM/Unochapecó. 

Assessoria de Imprensa Sicoob MaxiCrédito

---

Imagens do evento:

 

 

 




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC