Comitê Chapecó e Irani completa dez anos

Publicado em 08 de setembro de 2020

Comentário(s)

O Comitê de Gerenciamento das Bacias hidrográficas do Chapecó e Irani comemora dez anos nesta terça-feira, dia 08 de setembro. O órgão foi criado pelo Decreto nº. 3.498 de 08 de setembro de setembro de 2010. "Foi muito importante a criação deste Comitê, pois tem gestão de dois importantes rios da Região Hidrográfica dois de SC (RH2), o Rio Chapecó e Irani, bem como suas bacias contíguas. A sua área de atuação é de 11.122 km². Nesta região do estado, o agronegócio brasileiro é muito importante, principalmente na produção de alimentos, assinala o presidente do Comitê Chapecó e Irani, Clenoir Antonio Soares representante da OCESC.

Atualmente, com o novo formato de gestão e regramentos legais deste segmento de gestão dos recursos hídricos, com a presença de secretaria executiva da ECOPEF, o CBH conseguiu desenvolver mais atividades na bacia hidrográfica e com capacitações de seus membros, com quase totalidade de presença nos eventos e reuniões. Na atualidade, o CBH constituiu duas câmaras técnicas permanentes: a de gestão de crise hídrica e a outra, Pró comitê Rio Uruguai. Desde a sua criação, o Comitê de Bacias Chapecó e Irani participa em decisões no Fórum Estadual dos Comitês e Fórum Nacional de Comitês.

Neste período de atuação, foram realizados muitos cadastros de usuário de água, pareceres técnicos e estruturação do comitê. "Sendo o Comitê Chapecó e Irani um dos últimos comitês a ser criado, uma das importantes ações foi a mobilização e entendimento dos participantes no comitê gestor das águas nesta região. Os comitês estão amparados pela lei nº. 9.433 de 1997 , que permite a participação dos segmentos usuário de água, população da Bacia e poder público na gestão dos recursos hídricos", pontua o presidente.

Treinamentos e capacitações

Conforme o presidente do Comitê, Clenoir Antonio Soares, neste período de dez anos de atuação, foram realizados muitos treinamentos para usuários de recursos hídricos, como cadastro e outorga de água, capacitações em educação ambiental e ações em parceria com outras entidades no plantio de árvores, em projetos de proteção de nascentes e Áreas de Preservação Permanentes (APPs)", explica. " A diretoria do CBH Chapecó e Irani, junto com as organizações e membros da ECOPEF, parabenizam todas as pessoas e entidades que participaram e participam neste comitê para fazer a sua contribuição na gestão dos recursos hídricos destas bacias hidrográficas. Muito obrigado a todos", finaliza. Atualmente, o Comitê de Bacias Chapecó e Irani é composto por 39 entidades, sendo 07 órgãos públicos, 16 usuários de água e 16 membros da população da Bacia.

Fonte: Comitê Chapecó - Irani




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC