Cooperalfa atualiza Código de Ética

Publicado em 03 de junho de 2020

Comentário(s)

Foto Comitê: Integrantes do Comitê de Conduta e Ética reunidos na matriz, em Chapecó-SC – e/d: Janete Volpatto (RH); Julmir Cecon(Imprensa-relator); Monica B. Paludo(Financeiro); Guiomar Michielin (Auditoria); Cládis J. Furlanetto(Coordenador); Gilberto Fontana(Controladoria & TI); Dr. Diógenes Borelli(Jurídico); Wagner Correa (Indústria) e Jorge Brock(Supervisão de filiais)

Assista aqui, reportagem conduzida pela jornalista Sidivânia Peroza: 

Alfa atualiza Código de Conduta e Ética

Dia 28 de maio, os integrantes do Comitê de Ética da Cooperalfa se reuniram na matriz em Chapecó-SC, para participar de reportagem especial do Alfa TV sobre o Novo Código de Conduta e Ética e tratar de estratégias para a propagação externa do novo documento.

Em 05 de fevereiro de 2020, a Cooperalfa lançou a nova versão do seu Código de Conduta e Ética, para 350 gerentes e encarregados, na AARA em Chapecó-SC.  “Contudo, desde sua fundação, a cooperativa sempre teve como norte, a questão ética”, lembra o coordenador do Comitê, Cládis Jorge Furlanetto. O relator convidado, Julmir Cecon, assessor de Imprensa, diz que o documento é direto e objetivo, sem deixar de ser profundo, “e orienta funcionários, dirigentes, associados, fornecedores, comunidade e terceirizados, sobre o trato nos negócios e demais vínculos, e no comportamento em geral”.

COMPLIANCE

O termo compliance, significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é praticar a conformidade das leis e regulamentos externos e internos. “O principal objetivo da atualização do Código de Ética da Cooperalfa, é melhorar posturas e garantir boa imagem das pessoas e da Alfa, hoje e sempre”, diz o presidente, Romeo Bet. “A diretoria acredita que, liberdade, evoca responsabilidade. Por isso, os padrões de avaliação devem ser impessoais e justos, atendando-se sempre para a verdade. O que fazemos, reflete o que somos”, reforça Bet.

POLÍTICAS

A Alfa produz alimentos com qualidade e segurança, satisfazendo as exigências de clientes, consumidores e da legislação. Conforme afirma Wagner Correa, engenheiro de produção e integrante do Comitê de Ética, os registros dos processos são confiáveis. A Cooperalfa ainda conta com o comitê de gerenciamento de crises, que identifica, avalia, comunica e trata incidentes ou crises, de forma profissional e transparente.

Em relação ao envolvimento comunitário, a Cooperalfa avalia os projetos sociais, educativos, esportivos e outros, desde que tenham afinidade com os conceitos da instituição. Gilberto Fontana, gerente de controladoria e TI, afirma que, no relacionamento com governos, a cooperativa prioriza interesses e debates do setor agropecuário, a exemplo do viés tributário. “No ambiente político, são respeitados o pluralismo e a livre manifestação”.

Em relação ao meio ambiente, “a Alfa busca, incessantemente, reduzir impactos ambientais gerados pela produção de alimentos e não tolera práticas de poluição propositadas”, revela o 2o vice-presidente, Edilamar Wons. “A tônica dos programas é a preservação dos recursos naturais”.

UNIVERSO COOPERATIVO

O Integrante do Comitê de Ética, Alcidir Andolfato (representado por Jorge Brock na reunião de 28 de maio), diz que, em relação aos associados, a Alfa age com transparência total em atos e informações, “preza pelos interesses coletivos, dá retorno imediato das pendências, não tolera qualquer prática de corrupção e faz cumprir, indistintamente, o Estatuto Social aprovado em assembleia. O tratamento é igualitário a todos”, conclui o supervisor de filiais.

Atitude, é produto de nossas escolhas. Fazer certo, torna as pessoas melhores. Janete Volpato, gerente de RH, informa que a Alfa pune os assédios de qualquer natureza, bem como os preconceitos de toda ordem. Também não admite que alguém obtenha vantagem pessoal em negócios que envolvam a cooperativa. “Informações estratégicas devem ser protegidas. Parentes diretos podem trabalhar na Alfa, desde que em áreas diferentes das dos seus gerentes e/ou encarregados e as mídias sociais devem ser geridas com bom senso e responsabilidade”, revela a gestora. “Sobre a segurança no trabalho, uma vez treinado, o funcionário assume junto com a cooperativa os deveres sobre atos e condições”, orienta Janete.

 ÉTICA

Toda tentativa ou comprovação da prática de suborno, sofrerá as sanções devidas. O gerente de suprimentos, Gentil Luiz Santin, explica que brindes e ações promocionais de fornecedores são aceitos, desde que entregues na cooperativa. “Apoios externos sugeridos para eventos da Alfa, são avaliados pela diretoria. A Alfa cobra dos parceiros comerciais, a observação plena à legislação vigente”, completa Santin. “Por isso, ideal é que todos os funcionários das empresas parceiras, conheçam nossas práticas”.

Segundo Romeo Bet, temos a opção de analisar todas as situações e, uma vez que empenharmos a palavra em nome da Cooperalfa, devemos cumpri-la. “A reputação da cooperativa nas próximas décadas, precisa ser tão ilibada como foram esses primeiros 52 anos. Essa confiança reconhecida pela sociedade, é pilar importante para a sustentabilidade do negócio, que, hoje, pertence a 20.300 famílias de agricultores”.

CANAIS

É vedada qualquer forma de retaliação ao denunciante, desde que o referido conteúdo envolva tão somente o teor do Código. As denúncias são protegidas pela Cooperalfa e devem ser encaminhadas apenas para o fone 49.3321.7020, ou diretoria@cooperalfa.coop.br.

No vídeo abaixo, conheça os principais pontos do Código:

Assessoria de Imprensa Cooperalfa




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC