Guaraciaba recebe silo de R$ 30 milhões 

Publicado em 28 de janeiro de 2020

Comentário(s)

A Cooperalfa inaugurou no dia 31 de janeiro de 2020, silo Graneleiro com capacidade para 358 mil sacas de grãos em Guaraciaba, localizado perto da Polícia Federal, na BR 163. A obra vai atender especialmente o extremo-oeste de Santa Catarina, região que se fortalece a cada ano no agronegócio, sendo expoente na produção de leite, suínos, aves e grãos como o milho e a soja.

Romeo Bet, presidente da Alfa, reconhece que a reivindicação daqueles associados é antiga, “porém, a cooperativa precisa dimensionar muito bem os passos que vai dar; crescer com sustentabilidade e equilíbrio, sem esquecermos da distribuição da Cota-Capital e forte preparo das pessoas”.

A área construída é 5.092,43m², com amplo estacionamento; todo o pátio tem a água da chuva canalizada. A obra conta com poço artesiano, medição e subestação elétrica, residência unifamiliar, escritório com central de classificação contemplando coletor automático de amostra, balança rodoviária para 100ton e banheiros e vestiários para atender os clientes e funcionários, inclusive adaptados para pessoas portadoras de necessidade especiais. Ainda é dotada de sala de motoristas com vestiários e banheiros exclusivos.

A estrutura

São duas moegas de recebimento de cereais, com capacidade de 680 sacas cada e fluxo de retirada do produto de 300ton/h, equipado com seu devido sistema de captação de pó; um tombador móvel para carretas, agilizando a descarga. A unidade é totalmente automatizada e contempla dois fluxos independentes para recebimento, limpeza, secagem e armazenagem de grãos com capacidade de 150t/h cada por linha, mais duas  máquinas de pré-limpeza e duas máquinas de pós-limpeza construídas hermeticamente e dotadas de sistema de captação de pó.

Conforme o gerente de engenharia da Cooperalfa, José Vicente Dias Toffoli, o investimento ainda traz dois secadores de 150ton. cada, com sistema de captação de particulados, duas fornalhas com sistema de abastecimento de lenha automático, quatro silos-pulmão elevados com capacidade de 8.500 sacas cada e sistema de aeração, mais dois silos de expedição de 1.500 sacas cada, contemplando sistema de pesagem com células de carga. São, ainda, quatro silos de armazenagem de 75.000 sacas cada e sistema de aeração e termometria, piso plano 100% aerado.

Diferencial

O maior diferencial do Silo Alfa de Guaraciaba, é a eliminação de todos os poços e túneis subterrâneos, evitando assim espaços confinados, “humanizando os serviços, evitando acidentes”, afirma o engenheiro civil, Andrísio Bet. “Executamos os principais acessos com escada de degraus, facilitando a operação dos trabalhos e a manutenção dos equipamentos”, pondera.

Julmir Cecon - Assessor de Imprensa

 




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC