Vida em Cooperação

Publicado em 04 de julho de 2019

Comentário(s)

*Vilmar José Dal Bosco e Julmir Cecon

O Dia Internacional do Cooperativismo, no 1º sábado de julho, visa festejar as vitórias conquistadas pela cooperação, condição que é tudo em nossa vida pois sem ela, não nos movemos; precisamos do outro para nascer, viver e para morrer.

É em grupo que a vida ganha mais sentido. Quando somamos com alguém, nos fortalecemos. Somos dependentes de cooperação e, muitas vezes, não nos damos conta. Achamos que, sozinhos, vamos longe. Ledo engano!! Ocorre que o dia a dia, invariavelmente, nos torna máquina fria.

Perdemo-nos no afã de ter sucesso quando buscamos o mínimo para nossa sobrevivência e, muitas vezes, esquecemos a dimensão humana. Grana nos move, mas será que é tudo?  Vamos refletir sobre as conquistas de cada um, pensar no semelhante que, por alguma fragilidade, não se inclui no processo social.

A cooperação deve ser um desafio para nos sentirmos “mais vivos” e que a nossa capacidade de transformação é muito maior que imaginamos. Temos que ser mais criativos, menos orgulhosos; mais inclusivos, menos publicitários virtuais; mais generosos, menos umbilicais. Esse algo a mais pelo próximo, não significa aniquilar o outro, nem irá nos empobrecer.  

A Cooperação pode até ser uma estratégia de competição, desde que todos tenham espaço de participação nos diferentes vieses da vida.

Precisamos rever nossas atitudes excessivamente egoístas, disputar e atritar menos, promovermos mais aproximação das diferenças. Isso vale tanto à vida pessoal, como no campo dos negócios. Nossa sinergia é maior quando nos “abrimos” para cooperar. E os acertos se ampliam quando os traços são feitos de forma colegiada.

Em Cooperação, a regra é, sempre, ganhar juntos. E, se a perda vier, também será suportada por todos, pois pesará menos a cada um. 

Portanto, nesse dia 06, todos da Cooperalfa, estaremos mobilizados para um ressurgir das “brasas”, que estão debaixo das cinzas informativas poluidoras; vamos catar o calor do verdadeiro associativismo, comentar sobre esse tema, abraçar quem está conosco. Que esta ação delete por alguns instantes nosso lado automático de “viver”. Viva o DIA C. 

*Julmir Cecon é Especialista em Comunicação e em Gestão, jornalista pvsc0066 e assessor de imprensa.

*Vilmar José Dal Bosco é especialista em Economia e em Cooperativismo e Comunicador Social.




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC