*Vilmar José Dal Bosco e Julmir Cecon
O Dia Internacional do Cooperativismo, no 1º sábado de julho, visa festejar as vitórias conquistadas pela cooperação, condição que é tudo em nossa vida pois sem ela, não nos movemos; precisamos do outro para nascer, viver e para morrer.
É em grupo que a vida ganha mais sentido. Quando somamos com alguém, nos fortalecemos. Somos dependentes de cooperação e, muitas vezes, não nos damos conta. Achamos que, sozinhos, vamos longe. Ledo engano!! Ocorre que o dia a dia, invariavelmente, nos torna máquina fria.
Perdemo-nos no afã de ter sucesso quando buscamos o mínimo para nossa sobrevivência e, muitas vezes, esquecemos a dimensão humana. Grana nos move, mas será que é tudo? Vamos refletir sobre as conquistas de cada um, pensar no semelhante que, por alguma fragilidade, não se inclui no processo social.
A cooperação deve ser um desafio para nos sentirmos “mais vivos” e que a nossa capacidade de transformação é muito maior que imaginamos. Temos que ser mais criativos, menos orgulhosos; mais inclusivos, menos publicitários virtuais; mais generosos, menos umbilicais. Esse algo a mais pelo próximo, não significa aniquilar o outro, nem irá nos empobrecer.
A Cooperação pode até ser uma estratégia de competição, desde que todos tenham espaço de participação nos diferentes vieses da vida.
Precisamos rever nossas atitudes excessivamente egoístas, disputar e atritar menos, promovermos mais aproximação das diferenças. Isso vale tanto à vida pessoal, como no campo dos negócios. Nossa sinergia é maior quando nos “abrimos” para cooperar. E os acertos se ampliam quando os traços são feitos de forma colegiada.
Em Cooperação, a regra é, sempre, ganhar juntos. E, se a perda vier, também será suportada por todos, pois pesará menos a cada um.
Portanto, nesse dia 06, todos da Cooperalfa, estaremos mobilizados para um ressurgir das “brasas”, que estão debaixo das cinzas informativas poluidoras; vamos catar o calor do verdadeiro associativismo, comentar sobre esse tema, abraçar quem está conosco. Que esta ação delete por alguns instantes nosso lado automático de “viver”. Viva o DIA C.
*Julmir Cecon é Especialista em Comunicação e em Gestão, jornalista pvsc0066 e assessor de imprensa.
*Vilmar José Dal Bosco é especialista em Economia e em Cooperativismo e Comunicador Social.