Informação técnica de qualidade no CDA 2019

Publicado em 15 de janeiro de 2019

Comentário(s)

SUINOCULTURA & “AMBIÊNCIA”

O desempenho máximo dos suínos nas diversas fases do sistema de produção é proporcionar aos animais as condições favoráveis de ambiência, instalação, gestão sanitária, manejo e qualidade alimentar. No stand de suínos no CDA 2019 em Chapecó, trataremos dos seguintes assuntos: Boas Práticas na produção de leitões e, biossegurança, chamando atenção para a água destinada aos suínos, extraindo o máximo potencial nutricional. Outra atração é a exposição de animais.

GENÉTICA E REPRODUÇÃO

No stand de Genética e Reprodução do CDA 2019, serão tratadas noções básicas de reprodução em propriedades leiteiras, sendo os principais assuntos a observação de cio, as perdas geradas por falhas reprodutivas, controle reprodutivo com uso do ultrassom, exame ginecológico, manejo da inseminação, protocolos de sincronização e doenças reprodutivas. Além disso será estudado o Modelo Genético Aurora e suas aplicações no rebanho.

PASTAGENS

Nesse espaço, a Alfa oferece trabalhos técnicos como análise de solos de precisão, diversidades de sementes de pastagens com ótima qualidade, manejos de pastagens para o alto rendimento de massa, manejo de pragas e doenças, conservação de forragens e melhor armazenamento, bem como o máximo aproveitamento pelo animal. Ainda, difusão de novos manejos de pastagens consorciados com milho silagem e brachiária, melhorando a estrutura do solo, reduzindo assim o tempo de intervalo de implantação da pastagem até o primeiro pastejo.

GESTÃO de ÍNDICES ZOOTÉCNICOS

Serão abordados alguns dos principais índices zootécnicos a serem observados em uma propriedade leiteira como: controle leiteiro, produção diária, dias em leite, percentual de vacas em lactação, percentual de gordura e proteína, índices de células somáticas e índices reprodutivos. Soma-se a isso o Programa Alfa Leite, que inclui a Gestão Sustentável da Produção Leiteira (GSPL), e auxilia os produtores a potencializar a produção, através da assistência técnica.

CONTROLE DE CCS

A mastite é a doença que causa os maiores prejuízos na produção de leite. Para um controle efetivo e melhores resultados, a prevenção é o melhor negócio. Torne isso realidade no seu rebanho aplicando alguns manejos, os quais serão apresentados no CDA 2019. Para auxiliar nas melhores escolhas, a Alfa disponibiliza equipe técnica, produtos e ferramentas de apoio para produzir leite com baixa Contagem de células somáticas – CCS. 

CRIAÇÃO DE BEZERRAS

Neste estande, o(a) produtor(a), encontrará soluções eficientes para a criação de sua bezerra, desde o manejo e cuidados com o pré-parto até a formação de um animal adulto dentro dos padrões raciais ideais. O visitante recebera ainda informações referentes a manejo, bem-estar, nutrição, sanidade, instalações e desenvolvimento adequado do animal.

NUTRIALFA duplamente “bem casada”

No CDA 2019, a Nutrialfa contará com dois stands para melhor atender o cliente e associado, juntamente com suas empresas parceiras. Nutrialfa Corte & DSM/Tortuga apresentará todas as suas linhas de rações cortes e o lançamento do novo produto chamado “Proteico Energético”. Nutrialfa Leite & Cargill/Nutron, abordará o período de transição em vacas leiteiras e uma fala da mudança na linha de rações/leite para 2019, com introdução de novas tecnologias vindas da Europa.

ATUALIZAÇÃO AMBIENTAL

A Cooperalfa busca constantemente fortalecer as ações ambientais através dos seus programas implementados, os quais atendem processos produtivos em harmonia com o meio ambiente. O foco no CDA 2019, é atualizar visitantes sobre Legislação Ambiental, Licenciamento das integrações, e mudanças recentes nos órgãos fiscalizadores. As dúvidas serão esclarecidas com a ajuda da Polícia Militar Ambiental, além de transmissão de informações sobre plantas medicinais em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFSS.

FERTIALFA RUMO À AGRICULTURA DIGITAL

Implantado na Cooperalfa no ano de 2010, o Fertialfa busca identificar e quantificar a variabilidade química do talhão amostrado para imediata recomendação técnica de adubação e correção da fertilidade. Neste ano - CDA 2019 - teremos ampliação e revitalização do Programa Fertialfa, contemplando o aspecto Físico do solo (taxa de infiltração de água, compactação e terraços) e também o teor biológico (adubação biológica e Policultivos). Essa revitalização também ocorre na área da tecnologia, com acesso ao Climate (agricultura digital), uma ferramenta que irá auxiliar na forma de  fazer diagnóstico na agricultura. F

SEMENTES de SOJA: benefícios do tratamento industrial (Tomazelli):

O stand Semealfa no CDA 2019 irá compor os seguintes assuntos:

1 – Sementes Semealfa = será abordado o papel fundamental que a Alfa possui na produção de sementes. O compromisso e a responsabilidade que temos em produzir uma semente de qualidade e entregar o melhor produto ao nosso cliente. Um assunto, será: “Qualidade Fisiológica - Germinação e Vigor - o quanto isso reflete em produtividade.

2 – Tratamento Industrial de Semente (TIS) = técnicos mostrarão as diferenças entre plantar uma semente tratada e não-tratada e a eficiência do sistema Alfa, assim como assertividade na dose dos produtos do TIS, uma parceria com a Seed Care-Syngenta).

3 – Inoculação de semente de soja = será decodificada a inoculação Industrial, chamada de “Longa Vida”, em parceria com a Empresa Rizobacter.

4 – Cultivares de soja = a abordagem no CDA 2019, vai recair sobre as cultivares que a Alfa opera, em especial, materiais mais novos do mercado e mais indicados para a região de atuação da cooperativa, bem como, características agronômicas. A parceria é com a Brasmax, Nidera, TMG, Monsoy, Agroeste, Pionner).

5 – Diferentes arranjos populacionais: observação de cultivares de soja e outros métodos que podem ser adotados para aquelas com porte maior.

6 – Cultivares de feijão.

HORTIFRUTICULTURA

No setor do HF, estaremos abordando as mais inovadoras formas de produção, levando em consideração um melhor ambiente para cada espécie ou cultivar, demonstrando sistemas semi-hidropônicos e convencionais. Tudo isso, aliado ao sistema de fertirrigação, buscando altas produtividades alinhadas a maior lucratividade.

SEMEALFA/NORTE (12 a 14/02/2019)

Em Bela Vista do toldo, no CDA 2019, a equipe Semealfa vai descrever o controle de qualidade no processo de produção de sementes e os vários testes que são feitos nos lotes: hipoclorito, tetrazólio e teste de solo antes e depois do TSI. Além disso, revelar cultivares de soja e feijão orientadas pela Cooperalfa. A ênfase vai recair sobre a produção de sementes de qualidade para boas produtividades e importância da  classificação profissionalizada das sementes por peneira, fator que influencia diretamente na plantabilidade. Manejo das culturas para altas produtividades também estará no “cardápio”, afinal, quem conhece, se reinventa.

TECNOLOGIAS DE SEMEADURA

Para lavoura de alta qualidade, é indispensável que a semeadura seja realizada com cuidado, profissionalismo e de forma assertiva. O momento do plantio é ponto crítico de sucesso. Por isso, o produtor tem o desafio de conciliar clima, época do ano, solo, equipamentos, sementes e genética, sendo pressionado a tomar dezenas de decisões em um curto período de tempo. No stand Tecnologia da Semeadura no CDA 2019, serão abordados preceitos fundamentais a serem adotados e observados durante a realização do plantio, aliando tecnologias inovadoras à disposição do agricultor, as quais auxiliam na realização do trabalho e oferecem qualidade, comodidade e agilidade durante essa etapa.

MANEJO DE PLANTAS DANINHAS (STAND EXCLUSIVO CDA NORTE)

No stand de manejo de plantas daninhas no CDA de Bela Vista do Toldo, de 12 a 14 de fevereiro, vamos tratar principalmente do manejo preventivo a ser adotado pelo produtor, a exemplo da formação de palhada para cobertura do solo evitando germinação das plantas daninhas. Também serão vistas parcelas com milho, mix de coberturas, soja e feijão. Nas parcelas de milho, teremos lado a lado com manejo de palhada e herbicidas; já nas parcelas de soja e feijão, faremos manejo lado a lado com e sem pré-emergentes. E as parcelas com mix de cobertura, serão para demonstrar e divulgar o potencial de produção de palhada dessa ferramenta que temos para comercialização na linha da Alfa.

Acidentes com máquinas-Equipes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes  - CIPA, distribuirão no CDA 2019 na Linha Tomazelli e em Bela Vista do Toldo (de 12 a 14 de fevereiro), um folder que orienta os operadores de máquinas agrícolas sobre a prevenção de acidentes. – Fonte: Alcidir Andolfatto

EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS

Na linha de Equipamentos Agrícolas e produtos usados na propriedade rural, o CDA 2019 traz itens que a Cooperalfa já oferece. São produtos com qualidade e preço acessível, visando tornar mais fáceis as rotinas que diariamente os agricultores executam.

Segurança na Atividade Rural

A eletricidade é vital na vida, quer propiciando conforto aos nossos lares, quer atuando nos diversos segmentos da economia. Por outro lado, o uso da eletricidade exige do consumidor a aplicação de algumas precauções em virtude do risco que esse insumo representa. Os acidentes eletricidade no Meio Rural, são os que acontecem com maior frequência e, comprovadamente, os que trazem as mais graves consequências. É com esta preocupação com os acidentes que o Stand Segurança do Trabalho na Atividade Rural quer esclarecer ao Agricultor sobre os cuidados básicos para se evitar esse tipo de sinistro.

EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA

O pavilhão do associado em Chapecó, de 22 a 24 de janeiro de 2019, será palco para apresentações dessas palestras: “QUEM CONHECE, SE REINVENTA” e “SUSTENTABILIDADE NO MEIO RURAL”. O foco, é contribuir para o desenvolvimento das atividades no agronegócio, envolvendo as famílias associadas.

O stand de Educação Cooperativista, de forma interativa e inovadora, apresentará os programas educacionais desenvolvidos pela cooperativa e de que forma eles contribuem para que as famílias associadas despertem continuamente para a busca do ajudam, renovando habilidades pessoais, e elevando a longevidade das empresas rurais.

Tropeirismo - A exposição fotográfica "Entre trilhas e caminhos: a importância do tropeirismo no desenvolvimento de Chapecó", analisa de que forma a história do tropeirismo e da agroindústria entrelaça a trajetória de muitas famílias migrantes do Rio Grande do Sul, que chegaram ao oeste catarinense a partir da década de 1930. A roda de chimarrão e o churrasco de fogo de chão são algumas das tradições que enraizaram na cultura local e transformaram a região em polo agroindustrial. Além de imagens, no CDA 2019 são expostos objetos relacionados à atividade tropeira e a cultura gaúcha, a exemplo d alguns cuteleiros (fabricantes de facas), que mostrarão sua arte em Linha Tomazelli.

POSTOS ALFA

No CDA 2019 (Chapecó), os Postos Alfa trazem um simulador de F1 para que o associado sinta a emoção de pilotar um carro de corrida que usa a mesma gasolina de seu veículo. Os Postos Alfa só comercializam combustíveis refinados, derivados de petróleos. A Alfa não atua com gasolinas formuladas (feitas em laboratório).

Transmissões ao vivo

Além da TV COOP, ligada a FECOAGRO – que fará transmissão das duas aberturas (Chapecó dia 22 de janeiro e Bela Vista do Toldo dia 12 de fevereiro), a Cooperalfa, em parceria com a empresa UQ Design, utilizará facebook, Instagram e Youtube para transmissões em tempo real, seguindo este cronograma para a Linha Tomazelli: Índices Zootécnicos, dia 22 de janeiro, 8h45 às 9h30; abertura oficial, dia 22 de janeiro, 10h30 às 11h40; Receitas com História, dia 22 de janeiro, das 13h30 às 15h00; Fertialfa, dia 23 de janeiro, 9h30 às 10h15; Genética de Reprodução, dia 23 de janeiro, das 11h às 11h40; Sustentabilidade no Meio Rural, dia 24 de janeiro, das 9h30 às 10h15.

Coberturas ao vivo no CDA NORTE (INTERNET) –  Semealfa, dia 12 de fevereiro das 8h45 às 9h30;  Abertura oficial, dia 12 de fevereiro, das 10h30 às 11h40; Gestão em pastagens – dia 13 de fevereiro das 8h45 às 9h30;   Palestra -  “Quem conhece, se reinventa”, dia 13 de fevereiro, das 10h30 às 11h30.

Assessoria de Imprensa Cooperalfa




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC