Nos trilhos do Contestado

Publicado em 19 de outubro de 2018

Comentário(s)

Entre os dias 2 e 4 de outubro, alunos da rede municipal de ensino de Bela Vista do Toldo (SC), participaram de atividades educativas sobre a Guerra do Contestado. O trabalho, que aconteceu no Centro de Eventos do município, foi realizado pelo Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito - CEMAC, em parceria com a unidade da Cooperalfa de Bela Vista do Toldo e a Secretaria Municipal de Educação.

Ao longo dos três dias, cerca de 500 alunos das escolas municipais Terezinha Correa Agostinho, Paulo Schiessl e João Batista Pontarolo participaram de diversas atividades, como vídeo, jogos, desenho e exposição de fotos e maquetes sobre a Guerra do Contestado.

A explanação do tema para os alunos foi realizada pelas historiadoras do CEMAC, Elisandra Forneck e Aline Lubenow, que buscaram estabelecer proximidade dos alunos com o tema, pois até os dias de hoje, muitos costumes de origem cabocla se fazem presentes nas famílias da região. A exposição fotográfica “Guerra do Contestado: 100 anos de memórias e narrativas”, pertence a Fundação Catarinense de Cultura e percorreu o Estado catarinense nos últimos anos.  As maquetes, de propriedade da Prefeitura Municipal de Mafra (SC), ficam expostas no Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA). Tanto as imagens quanto as maquetes enriqueceram a fala das historiadoras e oportunizaram uma maior reflexão sobre o passado e presente da Guerra do Contestado.

Conforme Maria Cristina Schiessl Gelinski, Secretária de Educação de Bela Vista do Toldo, “A parceria com o CEMAC foi de grande valia. A exposição, os jogos e a palestra veio de encontro com os conteúdos que são abordados nas escolas e no currículo escolar. Foram  momentos de muito aprendizado e conhecimento. Só temos a agradecer e nos colocamos a disposição para juntos fazermos uma educação que vá além da sala de aula”.

De forma descontraída, os alunos ainda tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a história da Guerra do Contestado através de três atividades: o jogo “Nos Trilhos do Contestado”; o jogo “Desvendando o Contestado” e desenhos para colorir de autoria do artista Hassis. Além disso, receberam uma cartilha, “Conte o Estado”, de autoria de Alexandre e Rafael Sucharski, de União da Vitória (PR), que transformaram o conflito em história infantil com o objetivo de aproximar o contexto da guerra à realidade da garotada.

Para a historiadora Elisandra, é importante para os jovens do Planalto Norte catarinense terem contato com a história da Guerra do Contestado, pois muitos municípios da região tiveram redutos durante a guerra, inclusive na região onde fica o município de Bela Vista do Toldo. Ela ainda cita que até os dias de hoje, mais de um século depois, é possível notar diversos marcas da guerra, como a devoção ao Monge João Maria, figura importante durante a guerra; a desigualdade socioeconômica na região; além de diversos costumes oriundos das tradições culturais caboclas.

Segundo o gerente da Cooperalfa de Bela Vista do Toldo, Vanilson Nolasco, o evento foi muito importante para mostrar para as novas gerações sobre a sua história. Para ele, projetos como este demonstram que a Cooperalfa não está preocupada apenas com o aspecto comercial, mas também com as questões culturais e históricas do município. Em nome da Cooperalfa de Bela Vista do Toldo, ele agradeceu a Secretaria Municipal de Educação e aos demais parceiros pela colaboração na realização do evento.

José Rossi Júnior / Jornalista | MTB – 0011352/PR




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC