Visita: organização documental

Publicado em 03 de setembro de 2018

Comentário(s)

Dia 28 de agosto, Jovens Aprendizes de Administração do SENAC/Chapecó, acompanhados pelas professoras Juliana Cristina Morona e Ângela Pereira Pinto, conheceram a organização documental e histórica da Cooperalfa e do Sicoob MaxiCrédito. A visita fez parte das atividades da unidade curricular “Organizar e operacionalizar procedimentos de recepção”, e possibilitou aos estudantes, conhecer experiências práticas de gestão de documentos, com foco na formação de arquivos, protocolos e procedimentos.

O coordenador de controle patrimonial da Cooperalfa, Gilmar Riffel, a gerente de suprimentos do Sicoob MaxiCrédito, Raquiela Collette e a arquivista da MaxiCrédito, Silvana Moterle, mostraram rotinas de trabalho, processos de organização, acondicionamento, falaram de temporalidade e descarte, ressaltando a importância da gestão documental e organização do arquivo.

E as historiadoras do Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito – CEMAC, Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow, relataram sobre a história da Cooperalfa e do Sicoob MaxiCrédito e como ambas as cooperativas se preocupam com seus legados. Foram mostrados diversos materiais históricos, enfatizando princípios de salvaguarda desses acervos e detalhados processos de curadoria envolvendo fotografias, jornais, livros contábeis e fichas de associados, destacando sua relevância como documento e como fonte de investigação histórica.

Segunda a professora Juliana, a visita foi muito proveitosa para a turma, pois “conhecer as experiências da Cooperalfa e da MaxiCrédito em relação aos seus modelos de organização de arquivos, teve conexão aos conteúdos estudados em sala de aula pela turma. Os alunos conheceram como cada instituição trabalha a guarda seus documentos e acervos, cada um com suas particularidades. Unimos teoria e prática”.

cemac@cooperalfa.coop.br




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC