Nutrialfa lança produto inovador para leitões

Publicado em 08 de junho de 2018

Comentário(s)

Está disponível no mercado a ração Maternidade Suínos, uma suplementação para leitões na fase de lactação (sete a 28 dias) e para os primeiros dias após o alojamento na creche. Também pode ser usada na fase de pós-desmame, para a recuperação de leitões com atraso de desenvolvimento.

Veja mais no vídeo:

Apesar do leite materno ser o melhor e mais completo alimento para os leitões, disponível a qualquer momento e na temperatura ideal, a nova ração chegou para auxiliar no desenvolvimento dos animais, pelo seu adequado nível nutricional. O assessor técnico de suínos, Marco Bongiovanni, explicou que a ração maternidade suínos é um importante suplemento, principalmente em grandes leitegadas, aumentando assim o ganho de peso e estimulando o consumo de alimento sólido. “Essa nova ração Nutrialfa prepara o sistema digestivo dos leitões para a fase do pós desmame”.

O gerente das fábricas de rações Nutrialfa, Glaucio Surdi, informou que a Cooperalfa levou aproximadamente 12 meses para desenvolver essa suplementação, incluindo a concepção da ideia, a definição de níveis nutricionais e os testes. Está sendo produzida na fábrica de rações de Bom Jesus – SC. “Quando se trata de uma ração para animais jovens é necessário ter ingredientes com alto valor digestível, pois os animais ainda não têm todo aparelho digestivo desenvolvido”, declarou.

O produtor de leitões integrado da Cooperalfa, Julcimar Caus, de Linha Mosconi, interior de Xavantina, possui 260 matrizes alojadas que produzem anualmente 7.800 leitões. Ele foi um dos primeiros a utilizar a ração Nutrialfa Maternidade Suínos e se mostrou satisfeito com o nível de consumo na granja. “Eles estão comendo mais ração e, consequentemente, se desenvolvendo melhor”.

A ração maternidade suínos auxilia o desenvolvimento do sistema digestivo após o contato com a dieta sólida, estimula o leitão a ingerir alimento sólido, melhora o desempenho e saúde no pós-desmame e proporciona ótimos resultados, especialmente quando a quantidade de leite da matriz não atende as necessidades nutricionais dos leitões. O fornecimento é indicado a todos os leitões lactantes a partir do 7° dia de vida, em comedouros apropriados,  pequenas quantidades diárias no início, evitando desperdícios e estimulando os primeiros contatos com o alimento. “Após o aumento no consumo, devemos elevar o volume e a frequência de arraçoamento, fornecendo de 400 a 600 gramas/leitão até o desmame”, informou Marco.

Para o desenvolvimento da ração foi considerado o conceito de proteína ideal, visando a adequação das relações de aminoácidos com o alto nível de lisina digestível. Além disso, conforme o responsável pela formulação das rações Nutrialfa, Jiovani Tubin, são usados ingredientes altamente digestíveis e agradáveis ao paladar, tais como farelo de bolacha, soro de leite, ácidos, premix mineral e vitamínico, milho extrusado (fornecedor Cooperalfa), soja micronizada e derivados lácteos (15%). É uma ração pronta para uso e elaborada para suprir as necessidades nutricionais do leitão. “Como regra geral, a Nutrialfa tem o compromisso de elaborar rações dentro das especificações nutricionais, com ênfase na qualidade das matérias-primas, visando atender as necessidades dos animais e promover a rentabilidade do produtor”, assegurou Glaucio.

 




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC