Combustível que move o Brasil tem o selo da agricultura familiar

Publicado em 15 de fevereiro de 2018

Comentário(s)

O agricultor familiar associado à Cooperalfa pode não saber, mas ele faz parte de uma grande engrenagem de desenvolvimento sustentável. Quem tem DAP – que é a Declaração de Aptidão ao Pronaf, pode participar do PBPB – Programa Nacional de Produção de Biocombustível.

Em 15 de dezembro de 2017 a Cooperalfa repassou R$ 2,9 milhões a cerca de três mil associados referente ao bônus de 2,4 milhões de sacas comercializados dentro do PNPB. Isso só é possível porque a cooperativa tem DAP jurídica, benefício garantido por seu quadro social ser formado, em torno de 70%, por agricultores familiares.

A cada ano, entre os meses de outubro e novembro, a Cooperalfa abre inscrições para os associados interessados. O PNPB garante o bônus de R$ 1,20 a cada saca de soja comercializada pelo agricultor inscrito.

Há, porém, um limite de sacas de soja a ser entregue dentro do PNPB.  O volume deve obedecer às regras do programa, conforme o assessor comercial da Alfa, Luis Henrique Kessler. O volume é definido com base na aplicação da fórmula: a área da DAP do agricultor, multiplicada pela produtividade média da região apontada pelo IBGE e pela Epagri. O resultado representa o volume limite de sacas de soja com a qual o produtor pode participar do programa. Exemplo: um produtor tem uma DAP de 10 hectares e a média de produtividade estabelecida pelos órgãos oficiais para a sua região é de 50 sacas por hectares. Este agricultor, portanto, poderá comercializar apenas 500 sacas, mesmo que tenha produzido mais.

Leia a notícia completa na edição de Fevereiro do Jornal O Cooperalfa 

http://www.cooperalfa.com.br/jornal/ultima-edicao/

 

 




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC