Alfa inaugurou UBS de Canoinhas

Publicado em 02 de fevereiro de 2018

Comentário(s)

Nesta sexta-feira, 02 de fevereiro, a Cooperalfa inaugurou a Unidade de Beneficiamento de Sementes Semealfa em Canoinhas-SC. Cerca de 500 pessoas, entre associados, pesquisadores, técnicos, parceiros comerciais e fornecedores, participaram do ato inaugural. O presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, agradeceu a todos os associados e pediu que colaborem para que as sementes Semealfa continuem mantendo a qualidade de sempre. 

Localizada junto ao silo Aparecida, no trevo de entrada do Parque e Exposições de Canoinhas SC, a Unidade de Beneficiamento de Sementes de Canoinhas possui capacidade para receber até cinco cultivares diferentes de forma simultânea e cinco máquinas de pré-limpeza com capacidade de 60 toneladas/hora cada uma, evitando filas no recebimento das sementes de soja, feijão, trigo e pastagens. 
O engenheiro agrônomo, coordenador de agricultura e responsável técnico, Claudiney Turmina, informou que a UBS de Canoinhas possui capacidade de beneficiamento de 20 toneladas/hora e traz o que existe de mais moderno em equipamentos e sequência de operações. Ele também falou da importância da qualidade obtida no campo e assegura que a semente é o único insumo que possui potencial produtivo. “Os demais insumos só permitem que a semente possa expressar o seu potencial produtivo”, justificou.

A última etapa do beneficiamento conhecida por Tratamento de Sementes Industrial – o TSI - consiste na aplicação de produtos como fungicida, inseticida, bioestimulante, nutrientes e inoculante longa vida. “Além de agregar em produtividade, esta tecnologia evita que o produtor entre em contato com produtos químicos, preservando a saúde, através do sistema abre e planta”, declarou o agrônomo.

O encarregado da nova UBS de Canoinhas, Ederson Martiniski, salienta que a Cooperalfa também pensou na segurança e saúde dos seus colaboradores. Para isso a cooperativa investiu no que há de melhor no processo de ensaque dessas sementes tratadas, com sistema operacional totalmente automatizado. “Além do TSI, a unidade conta com sistema de sucção de pó no recebimento das moegas”, observou.

Com a inauguração da nova unidade, a Cooperalfa terá um incremento de produção de sementes Semealfa de 60 mil sacas, totalizando, por ano, 300 mil sacas de soja, 120 mil sc de trigo,15 mil sacas de feijão e mais 5 mil sc de sementes de pastagens. 

Assessoria de Imprensa Cooperalfa
 




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC