“O meu lugar é aqui”

Publicado em 19 de janeiro de 2018

Comentário(s)

O associado Nilton José Bertochi, 55 anos, casado com Ivoni Lolatto Bertochi, de São Miguel do Oeste-SC, tem uma história de vida que chama atenção. Saiu de casa muito cedo para ganhar a vida e ir em busca de seus sonhos. Ele conta que já fez um pouco de tudo na cidade. Já foi mecânico em concessionária de caminhões, vendedor de seguros, bilheteiro de danceteria e até operador de máquina de projeção de filmes, num Cinema em São Miguel do Oeste. “Eu lembro que para comprar a minha casa na cidade, eu cheguei a trabalhar 18,5 horas/dia, durante cinco anos”.

Os pés de Nilton estavam fincados na agricultura, prova disso é que na década de 90 ele voltou para o campo e hoje a produção de grãos é o seu principal negócio, no município de Bandeirante – SC, fim do estado de Santa Catarina e divisa com a Argentina. “Desde a época que saí de casa, muita coisa mudou e precisei buscar conhecimento, em parceria com a Alfa, para me estabelecer na agricultura”, observou.

Atualmente, Nilton cultiva 160 hectares de soja e 30 ha de milho. Na atividade leiteira, em sociedade com o irmão (60%), o associado também cultiva pastagem perene. De um total de 200 hectares de cultivo de lavouras e pasto, 120 são arrendados. Além da produção de grãos e de leite, após visualizar demanda latente naquela região, Bertochi investiu na aquisição de máquinas agrícolas, para a prestação de serviços agrícolas à Prefeitura e particulares. “As margens são pequenas, por isso temos que diversificar nossos negócios”, declarou.

Na opinião do associado, para se ter sucesso na agricultura, é preciso ter amor pela terra e trata-la bem, com biodiversidade de plantas e raízes no solo. 

Leia a notícia completa na edição de janeiro do jornal O Cooperalfa




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC