Chapecó sedia evento técnico de referência na bovinocultura leiteira

Publicado em 06 de novembro de 2017

Comentário(s)

Abertura oficial será às 18h no auditório do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês. Às 19h30min Márcio Atalla profere a palestra “Leite: alimento na medida certa”.

Chapecó sedia nesta semana o VII Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite. De 07 a 09 de novembro o evento reúne as mais importantes discussões relativas aos desafios da produção leiteira. São 700 inscritos para a programação técnica que inicia às 14h desta terça-feira, 07 de novembro, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó- SC. 

Promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas - Nucleovet, o evento reúne especialistas da cadeia leiteira do Brasil e exterior, com lançamentos, negócio, workshops e networking. Paralelo à programação científica ocorre a Milk Fair – feira de tecnologia para a produção leiteira. Entre os participantes o SBSBL reúne médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos das indústrias e cooperativas da Região Sul. 

Abertura oficial com Márcio Atalla

A abertura oficial do evento, nesta terça-feira, 07 de novembro, inclui a palestra “Leite: Alimento na Medida Certa” com o educador físico Márcio Atalla. Às 19h30min o profissional desvenda mitos e verdades que cercam a nutrição e a prática de atividades físicas, além de apresentar dicas sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida. Ele também destaca a diferença entre ponto de vista e ciência, e mostra de que forma isso pode afetar a dieta das pessoas, a exemplo da discussão sobre o consumo de produtos lácteos.
A palestra de Atalla é uma realização do projeto #BEBAMAISLEITE e tem o patrocínio da Aurora e da Tetra Pak. As inscrições custam R$ 10,00 e podem ser feitas pelo portal www.bebamaisleite.com.br. A renda será revertida em doação de leite para a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FDC Chapecó/SC).

Programação qualificada
A programação científica do SBSBL reunirá grandes especialistas da área para tratar de temas como gestão financeira e de recursos humanos na qualidade do leite, melhoramento genético e nutrição em rebanhos leiteiros. O evento discutirá ainda prevenção de doenças que afetam a qualidade do leite e os custos da propriedade, como a mastite.
Entre os participantes o SBSBL reúne médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos das indústrias e cooperativas da Região Sul. Confira a programação completa no site www.nucleovet.com.br

Bovinocultura catarinense

Dados da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) apontam uma trajetória de crescimento acentuado e constante da produção de leite no Estado, registrando as maiores taxas de evolução do país. Dados preliminares do indicam um crescimento de cerca de 2,5% sobre a produção de 2014, o que significa uma produção total de cerca de 3,05 bilhões de litros. Hoje, Santa Catarina ocupa a posição de quarto produtor nacional.

A expansão da produção estadual está estreitamente ligada com o crescimento da atividade leiteira no Oeste catarinense. A região responde por 3/4 do leite produzido no estado. O crescimento de produção, acompanhado do aumento do preço aos produtores nos últimos anos, fez com que em 2013 o leite alcançasse a 2ª posição na formação do valor bruto da produção (VBP) da agropecuária catarinense, superado apenas pela carne de frango. 

Outro dado expressivo é o aumento do número de vacas ordenhadas na região, que saltou de 221.972 em 1990 para 729.862 em 2014. Isso equivale a um incremento de 328%. Já a produção por vaca ordenhada passou de 1.200 litros por ano em 1990 para mais de três mil litros em 2014, representando aumento de produtividade de 247%. Esse último dado demonstra a dinamicidade da agricultura familiar e a capacidade de promover rápidas mudanças produtivas e organizacionais, com agregação de tecnologias e inovações.

A região avança na direção da qualidade, com produção a custo competitivo, mas é necessário foco em seguridade na cadeia láctea.

Informações
Data de início: 07/11/2016
Data de encerramento: 09/11/2016
Local: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes
Endereço: Rua Assis Brasil, 20 D - Centro, Chapecó - Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, Chapecó – SC

Fonte: www.nucleovet.com.br
 
 




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC