Produtividade de soja de Santa Catarina ultrapassa maiores produtores do Brasil

Publicado em 31 de outubro de 2017

Comentário(s)

Santa Catarina, apesar de possuir área de plantio pequena em relação a outros Estados, apresentou na safra 2016 a maior produtividade de soja dentre os maiores produtores do Brasil.

 A Companhia Nacional de abastecimento (Conab), está publicando o relatório de monitoramento agrícola nacional. O documento destaca informações referente às pesquisas da safra nas diversas culturas. São informações de área plantada e/ou a ser plantada, produtividade, produção, câmbio, exportações, monitoramento agrícola, quadro de oferta e demanda. Consta, também, o acompanhamento de evolução do desenvolvimento das culturas, evolução da colheita e influência climática. Aos resultados das pesquisas empreendidas pela Companhia, em todo território nacional, agregam-se outros instrumentos como: indicadores econômicos nas áreas de crédito rural, mercado de insumos, custos de produção, como também, informes da situação climática, acompanhamento agrometeorológico e espectral e a análise de mercado das culturas pesquisadas.

Segundo apontamento do analista de socioeconomia e desenvolvimento rural, Haroldo Tavares Elias,  do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), com base no monitoramento agrícola nacional, Santa Catarina tem aumentado a eficiência na produção de Soja e obteve uma grande evolução da produtividade de 2012 a 2016, passando de 2.420 kg/ha para 3.341 kg/ha a maior evolução de todos os estados produtores de soja. Os dados apontam que a região de Campos Novos, alcança os melhores índices do estado chegando a 4.200 Kg/ha.

O secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Moacir Sopelsa comemora e destaca que “O resultado demostra a importância do trabalho dos técnicos da Epagri, no aprimoramento das técnicas e tecnologias no campo que agregado ao trabalho dos agricultores fazem com que o estado alcance tamanha eficiência no cultivo e produção de soja”. Sopelsa ressalta que, embora Santa Catarina seja caracterizada por ter em sua maioria pequenos produtores, mesmo assim demonstra a eficiência da agricultura, obtendo a maior produtividade na cultura/soja, em relação a grandes produtores.

Outro dado importante aponta que “Santa Catarina é um dos maiores produtores de sementes de soja do Brasil, possui mais de 100 mil hectares de lavouras destinadas a sementes, ressalta o secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa. A soja ganha cada vez mais espaço em Santa Catarina. Em média a área destinada ao grão aumenta 6% todos os anos e já chega a 706 mil hectares na safra 2017/2018.

Secretaria da Agricultura




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC