Família Calderam faz Planejamento Forrageiro

Publicado em 14 de setembro de 2017

Comentário(s)

Planejamento Forrageiro. Porque é tão importante numa propriedade produtora de leite? Para o associado da filial de Quilombo, Maximino Calderam, a resposta é simples: para não faltar pasto em nenhum período do ano. “As vacas precisam se alimentar bem o ano todo, por isso temos que planejar nossas áreas e a semeadura de espécies de forragens de inverno e de verão, cada uma no momento certo”, declarou.
Maximino possui uma propriedade de 24 hectares, em Linha São José – interior de Quilombo – SC. Dois anos para cá, passou a utilizar 100% de sua área agricultável para a produção leiteira. Antes plantava soja e milho para grãos, mas chegou à conclusão que não valia a pena continuar com a diversificação de atividades, porque estaria desperdiçando seu precioso tempo. “Entre fazer mais ou menos, eu optei por dedicar todo o meu tempo a atividade leiteira, melhorando cada vez mais o manejo e as técnicas de produção, afim de otimizar as áreas de pastagens e o rebanho”, justificou o produtor. Ele possui 21 vacas em lactação, produzindo em média 22 litros/vaca/dia, e a sua meta é aumentar a produtividade para 28 litros/vaca/dia no prazo de um ano. “Numa pequena propriedade como a minha, o segredo é torna-la rentável por meio da eficiência produtiva”.
Entre as ferramentas utilizadas pelo associado, sua esposa Marli, a mãe Julema (79 anos) e seus filhos André (menos tempo porque trabalha fora) e Morgana, está o Planejamento Forrageiro, Mais informações na edição de Outubro/17 do jornal O Cooperalfa.

 

Assessoria de Imprensa Cooperalfa




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC