Clima: bons ventos para agricultores do Sul

Publicado em 20 de setembro de 2017

Comentário(s)

Até o momento, os produtores não encontram condições para iniciar o plantio da safra de verão, mesmo com o fim do vazio sanitário em alguns estados do Brasil. Celso Oliveira, meteorologista da Somar, destaca que, em comparação com o ano passado, o período é, de fato, menos chuvoso. Entretanto, o clima atual reflete uma situação de normalidade quanto à média histórica.

A previsão até o dia 22 de setembro mostra tempo seco em boa parte do país, com chuvas mais concentradas ao Sul e nos países vizinhos como Argentina e Uruguai. Para o dia 23 a 27 de setembro, algumas mudanças devem se instalar sobre esse quadro, mas ainda trazendo tempo seco para o Sudeste e para o Centro-Oeste.

A situação começa a mudar no mapa para 28 de setembro a 02 de outubro, quando a chuva se espalha pelo Brasil e traz até mesmo alguns extremos, superiores a 50mm a 70mm. Essa chuva, segundo Oliveira, ajuda na instalação do plantio, embora a projeção de chuvas para outubro ainda seja menor do que o normal, enquanto são acima da média para o Sul e para o Norte do país.

Tendo essa condição, o Sul tem garantia de continuidade das chuvas, enquanto o Centro-Oeste não apresenta o cenário ideal, mas pode encontrar uma condição interessante plantando a soja nas primeiras chuvas em algumas áreas, enquanto a área mais central deve aguardar novas chuvas ocorrerem. O Matopiba, por sua vez, reflete o que ocorre no Centro-Oeste.

No geral, Oliveira acredita que as chuvas devem se regularizar próximas ao mês de dezembro. Se as previsões de La Niña por parte do NOA estiverem corretas, esse também deve se instalar ao fim do ano. No momento, o que se vê é uma situação normal para a época do ano, embora as águas do Oceano Pacífico estejam, de fato, mais frias, o que implica em um início de primavera diferente.

Fonte: Notícias Agrícolas




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC