CEMAC é parceira do CEOM/Unochapecó na exposição “Chapecó de ontem e hoje”

Publicado em 11 de agosto de 2017

Comentário(s)

 No ano do centenário da cidade de Chapecó, muitos eventos estão marcando as comemorações alusivas aos 100 anos do município. Um deles foi promovido na noite de 08 de agosto, no Salão de Atos da Unochapecó, quando foi lançada a exposição fotográfica: “Chapecó de ontem e hoje: Imagens de uma trajetória centenária” que foi desenvolvida pelo CEOM, em parceria com o Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito - CEMAC, Museu de História e Arte de Chapecó e Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Chapecó, com apoio da ALESC, através da Deputada Estadual Luciane Carminatti. 
As fotografias foram o fio condutor escolhido para contar um pouco dessa história, fazendo um contraponto entre passado e presente. Segundo Mirian Carbonera, coordenadora do CEOM, as imagens foram distribuídas em 20 painéis temáticos e apresentam questões relacionadas ao povoamento, economia, processo de urbanização, crescimento demográfico, agroindustrialização, desigualdades sociais, entre outros. Para quem tiver interesse em visitar a exposição, a mesma se encontra no CEOM ( 2° andar da Rodoviária de Chapecó) e também na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Chapecó. 
            Na mesma solenidade, ocorreu o lançamento do livro "Chapecó 100 anos: histórias plurais”, publicado pela Editora Argos e organizado por Mirian Carbonera, André Luiz Onghero, Arlene Renk e Ademir Miguel Salini. A obra conta com 16 capítulos e teve a colaboração de 24 pesquisadores de Chapecó e região. Os capítulos abordam diferentes aspectos da constituição da cidade centenária, procurando evidenciar a diversidade de histórias que compõe o município de Chapecó. 
Um dos capítulos, escrito pelas historiadoras Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow, do CEMAC, intitulado “Cooperativismo, modernização agrícola e desenvolvimento econômico no oeste catarinense”, analisa brevemente a expansão do cooperativismo na região e o impacto econômico do sistema na economia dos municípios. Para a historiadora Elisandra Forneck, “Alem da comemoração, o centenário é um momento que suscita reflexões sobre a pluralidade cultural do nosso município e nos possibilita lançar outros olhares e fazer releituras da história Chapecó”


Fonte: Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito-CEMAC.




Comente


Leia também

Conhecer para Cooperar

02 de setembro de 2016

Dia Nacional do Campo Limpo envolve 1.200 crianças em Chapecó

18 de agosto de 2016

Cooperalfa reuniu quadro de lideranças em agosto

14 de outubro de 2016

Gestão das propriedades em Ipuaçú

23 de agosto de 2016

As oportunidades da crise

01 de setembro de 2016

Identificada nova praga de pastagens em Santa Catarina

23 de agosto de 2016

Cooperalfa inicia o ano do seu cinquentenário

05 de janeiro de 2017

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC