PapaAgro: Programa Ambiental Pecuário Alfa



O PapaAgro é um programa de logística reversa dos resíduos de saúde animal e saneantes (desinfetantes e desinfestantes) classificados como Resíduos Classe 1, Grupo B, resíduo perigoso, de acordo com a Resolução da CONAMA no 358/2005. O programa, instituído pela Cooperalfa em 2013, atende a Política Nacional dos Resíduos Sólidos do Brasil - PNRS, realizando a logística reversa dos produtos comercializados nas Lojas Agropecuárias Alfa.


A execução do PapaAgro começa dentro da cooperativa, com capacitações envolvendo todos os participantes do processo: funcionários da Cooperalfa, fornecedores, associados e clientes.


Implantado em todas as unidades da Alfa com venda desses produtos, os resultados do PapaAgro são impressionantes. Fruto do comprometimento dos seus colaboradores, fornecedores, associados e clientes.

Com os programas PapaAgro e PAPAsab, a Cooperalfa atende na totalidade o segmento de política reversa dos resíduos utilizados na saúde animal.








Papasab: Programa Ambiental Pecuário Alfa



O PAPAsab visa a logística reversa dos resíduos de saúde animal - medicamentos, vacinas e outros produtos veterinários, gerados nas integrações de suínos, aves e bovinos de leite da Cooperalfa.


Os resíduos da produção animal (Classes A, B e E de riscos biológicos, químicos e perfurocortantes) são segregados e acondicionados em bombonas, de acordo com a Classe Toxicológica. Após, o material é recolhido para um centro de tratamento, onde é destinado corretamente. Antes do Papasab, os resíduos sólidos utilizados no manejo e saúde animal como seringas, luvas, embalagens de medicamentos e agulhas, tinham destino incerto ou inadequado.


O Papa Sab segue a Lei 12.305, de 2010, que instituiu o Programa Nacional de Resíduos Sólidos. Poder público, fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes compartilham a responsabilidade pelo ciclo de vida do produto. 


Com os programas PapaAgro e PAPAsab, a Cooperalfa atende na totalidade o segmento de política reversa dos resíduos utilizados na saúde animal.



Resultados Papasab e PapaAgro


Lançamento:2011
Público:Integrados de suínos, aves e leite
Tipo de resíduosClasses A, B e E - Riscos Biológicos Químicos e Perfurocortante
Envolvidos:Assistência Técnica, Área Ambiental Cooperalfa, Atitude Ambiental e associados
Volume recolhido:171 mil toneladas em 7 coletas
Alcance​2.000 propriedades por ano, em 64 municípios do Oeste, Extremo-Oeste Planalto Norte catarinense




Rendeu Prêmio



Desenvolvido pela Cooperalfa, o Papasab foi pioneiro do Programa Coleta Segura, que rendeu a Aurora a conquista do 14º troféu Onda Verde e do 24º Prêmio Expressão de Ecologia em 2017.


Cadastre-se para receber nossa newsletter.

Sim, gostaria de receber mais informações da Cooperalfa, como newsletter ou outros conteúdos. Declaro ter lido, compreendido e aceito a Política de Privacidade. Posso, a qualquer momento, remover meus dados.

Sim, gostaria de receber notícias da Cooperalfa em meu celular.

Ao enviar seus dados você confirma haver lido e concordar com a
Política de privacidade da Cooperativa Agroindustrial Alfa.

Localização Alfa Agropecuária

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC