Cooperação aplicada à produção



Essa história de sucesso é construída todos os dias através do trabalho de muitas pessoas. A cooperação entre agricultores, técnicos do campo e da indústria, fazem o Projeto de Segregação de Trigo da Cooperalfa, iniciado em 2003, dar certo.


Envolvendo toda a cadeia na produção de trigos com as características esperadas pela indústria, a Cooperalfa conquistou a autossuficiência em matéria prima para suas farinhas.


A excelência na qualidade e a estabilidade da produção industrial resultam da separação dos trigos por grupos. Para isso, é preciso abraçar todo o processo produtivo, da produção da semente à moagem dos grãos.





O trabalho no campo



A Cooperalfa fomenta a produção de trigo entre seus associados, com orientação técnica e pagamento de bônus para as variedades indicadas.


Todos os anos, a equipe técnica identifica e testa variedades com bom potencial produtivo e com as qualidades desejadas pela indústria. Essas informações são disseminadas para o agricultor via assistência técnica, dias de campo e através dos canais de comunicação da cooperativa.


As sementes são cultivadas por agricultores selecionados e a própria Cooperalfa realiza o seu beneficiamento. As melhores práticas agronômicas são aplicadas nas lavouras comerciais, visando potencializar a renda do agricultor e a qualidade dos grãos. Desta forma, torna-se possível produzir as melhores farinhas.



Recebimento e Armazenagem



Uma boa colheita não termina no campo. Para viabilizar seu projeto de segregação, a cooperativa intensifivou seus investimentos em construções e modernização dos silos. Melhorou ainda o controle de pragas e roedores. Porém, o fator mais relevante foi a capacitação das pessoas para a segregação das cultivares por grupos. Definiu as regiões específicas para cada grupo de cultivar e melhorou a capacidade de recebimento do trigo segregado.


De 2003 pra cá, a cooperativa amplicou a capacidade de armazenagem de pouco mais de 4 milhões de sacas para 10 milhões de sacas de trigo.








Industrialização



Com a melhora constante da qualidade do trigo que vinha do campo, a Cooperalfa modernizou seu processo industrial, o controle laboratorial e ampliou a extração de farinha.


Farinhas rastreadas, estabilidade da produção, processos automatizados e profissionais capacitados, projetam a Cooperalfa como uma das principais fornecedoras de farinhas para a indústria nacional de alimentos.


Nestes anos de evolução, a capacidade de produção industrial foi constantemente ampliada. Até 2013, eram industrializadas 400 toneladas de trigo/dia. Em 2017 a produção alcança 650 toneladas de trigo/dia, seguindo um rigoroso controle de qualidade.


A Cooperalfa produz farinhas de 11 marcas próprias. Jubá, Delis, Flor do Oeste e Alfa Mix compõe o portfólio principal. Além dessas, uma variada gama de produtos atende padarias e indústrias de pães e biscoitos.


Segurança Alimentar



Com a qualidade do trigo que vem do campo atestada, o processo de produção de farinhas é totalmente automatizado, eliminando qualquer possibilidade de contaminação. Esta segurança é reforçada com a adequação à legislação, às Boas Práticas de Fabricação e ao sistema de rastreabilidade da produção.



Mercado



Com o Projeto de Segregaçao do Trigo, a Cooperalfa buscou o mercado externo, desviando o foco da produção de farinha de pacote. Isso propiciou a produção em escala industrial e a cooperativa tornou-se fornecedora para grandes e tradicionais indústrias de alimentos brasileiras.



Cadastre-se para receber nossa newsletter.

Sim, gostaria de receber mais informações da Cooperalfa, como newsletter ou outros conteúdos. Declaro ter lido, compreendido e aceito a Política de Privacidade. Posso, a qualquer momento, remover meus dados.

Sim, gostaria de receber notícias da Cooperalfa em meu celular.

Ao enviar seus dados você confirma haver lido e concordar com a
Política de privacidade da Cooperativa Agroindustrial Alfa.

Localização Silos Cooperalfa

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC