Excelência no campo



Os programas De Olho na Qualidade Rural, Qualidade Total Rural e Times de Excelência, já transformaram a realidade de milhares de propriedades rurais.


Tendo como objetivo principal melhorar a renda e a qualidade de vida dos associados, os programas de Gestão Rural são realizados em todos os municípios de atuação da Cooperalfa e já envolveram milhares de famílias.


Com metodologia do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os Programas de Gestão são realizados na Cooperalfa em parceria com a Aurora, Sicoob MaxiCrédito, Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).







Evolução da gestão e da qualidade de vida nas propriedades rurais



Durante o andamento dos programas de gestão e nos encerramentos, são comuns várias manifestações de emoção e gratidão pelo aprendizado conquistado. É a prova de que o conhecimento pode não só melhorar a vida das famílias que vivem e produzem no campo, mas também transformá-las.

A prática da gestão rural necessita de incentivo constante. Em alguns estabelecimentos rurais, bastam pequenos ajustes. Em outros, é preciso tomar outro rumo. Estas respostas vêm dos números. Com a análise concreta da produtividade, custos, investimentos, entre outros dados, fica mais fácil tomar decisões. Muitas vezes, faltam dados para gerenciar o negócio rural e os programas de gestão funcionam como bússola.






De Olho na Qualidade Rural



O De Olho desperta nas famílias a importância de colocar em prática ações para melhorar a propriedade e a qualidade de vida.


O Programa está fundamentado nos princípios da organização da propriedade a partir da cultura do 5S, metodologia de qualidade total, dividida em etapas, que visa maior produtividade. 


São convidadas 18 famílias para participar do curso com duração de três meses, em encontros quinzenais. O treinamento é composto por seis etapas: Sensibilização, Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida.

                  








​​

QTR - Qualidade Total Rural



O QTR desperta nos agricultores o desejo de aprender e se desenvolver. Com o programa; Descobrem o poder da mudança contido no conhecimento.


Aplicado desde 2002, o Programa Qualidade Total Rural está baseado nos mandamentos da qualidade: planejar, desenvolver, controlar, agir.
O plano de ação visa responder quatro questões básicas:


- O que fazer?
É importante definir com clareza as ações a serem executadas, com números claros da evolução desejada.


- Como fazer?
O Plano de Ação define de que forma a ação será executada.


- Quem vai fazer?
Toda ação tem um responsável. 


- Quando fazer?
Cada ação tem uma data determinada para acontecer.


Em muitas propriedades, mudanças significativas são verificadas ainda durante o andamento do curso.





Receba novidades da Cooperalfa

Localização Alfa Agropecuária

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC