O concurso Alfa/Agroceres, realizado nos anos de 1994 e 1995, foi o precursor do Campo Demonstrativo Alfa.





​​

O objetivo do concurso era premiar os agricultores que cultivavam as lavouras de milho com maior produtividade por hectare.


Extensão do concurso, as primeiras lavouras demonstrativas apresentavam aos associados os resultados na produtividade proporcionados pela adoção de novas tecnologias.





Premiação do I Concurso Alfa Agroceres

  

           












I Campo Demonstrativo



Denominada como “Pólo Demonstrativo de Milho” a primeira edição do Campo Demonstrativo Alfa foi realizada de 04 e 08 de marco de 1996.


O evento disseminava informações técnicas para o incremento da qualidade e produtividade do milho. Realizado na propriedade do associado Zênio Taffarel, em Guatambu – SC, o evento reuniu aproximadamente dois mil agricultores.



​​











II Campo Demonstrativo Alfa



A segunda edição do evento, em 1997, já intitulada como Campo Demonstrativo Alfa, expandiu seu foco para outras culturas além do milho. Ainda em Guatambu, o CDA, desta vez, reuniu 2.500 produtores.
















III CDA, novo local


Com o tema “Abra as portas para a tecnologia, a terceira edição do CDA, em 1998, foi realizada em nova sede, na Linha Tomazelli, Chapecó, definido como local permanente.


Houve a inserção da pecuária no evento, com a exposição de animais, equipamentos para aves, suínos e gado leiteiro. Participaram 2.700 associados.













IV CDA e o Milho Transgênico



Em 1999 o CDA apresentou duas importantes inovações: a primeira lavoura de milho de Santa Catarina com semente transgênica, devidamente autorizada pela CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança” e o estande do Reflorestamento. 














V CDA e as Plantas Medicinais


No ano 2.000, a quinta edição do Campo Demonstrativo Alfa marcou a inauguração de um dos espaços mais visitados em toda a história do CDA: o “Horto de Plantas Medicinais”. Com o lema “Resgatando a Medicina da Vovó”, o projeto (extinto em 2009) disseminava aos associados maior conhecimento sobre o uso e cultivo correto das plantas medicinais, e também das propriedades terapêuticas de cada uma. O V CDA reuniu 3.500 associados.













VI CDA e o Banco da Terra



Realizado em fevereiro de 2001, o VI Campo Demonstrativo Alfa mostrou altas tecnologias, mas também valorizou a sabedoria popular. Revelou modernos apelos de marketing comercial, mas também evidenciou a oferta de produtos da agricultura familiar. Na abertura do evento, o então Governador de Santa Catarina, Esperidião Amin, credenciou 100 filhos e associados aos recursos do Banco da Terra. Cerca de 4,5 mil associados participaram do VI CDA.














VII CDA e uma nova postura agro-ambiental



Realizado de 19 a 22 de fevereiro de 2002, o VII CDA reuniu cerca de 5.000 mil pessoas. O evento mostrou a preocupação da Cooperalfa com o equilíbrio entre produção e preservação ambiental. Fomentado em Santa Catarina pela Embrapa e mostrado no VII CDA, o manejo de suínos em cama sobreposta firmava-se como um sistema ecologicamente aceitável. O sistema prometia índice zero de poluição, animais sem estresse, custos produtivos relativamente baixos e criatórios praticamente livres de odor.


Ainda naquele CDA, o Governador de Santa Catarina, Esperidião Amin, assinou decreto que alterava os artigos 55 e 56 do decreto número 24.980-85, regulamentando o licenciamento da atividade suínicola no Estado. 










Novo Governo e reivindicações no CDA 2003



Luis Henrique da Silveira recém assumia o Governo de Santa Catarina quando participou do VIII Campo Demonstrativo Alfa, realizado de 04 a 07 de fevereiro de 2003, em Linha Tomazelli, Chapecó. O então presidente da Cooperalfa, Mário Lanznaster, reivindicou a manutenção do programa Troca-Troca de sementes de milho e calcário. Também solicitou pavimentação dos acesso às sedes dos municípios do Oeste, reavaliação da gestão e ações do Hospital Regional e a continuidade do programa Microbacias. 


Com o tema “Conhecimento para todos os campos”, o sistema de produção de leite a pasto chamou a atenção no evento.










Administração Rural no IX CDA



Com o tema "Tudo na ponta do lápis”, o IX CDA destacou a importância da administração rural. O evento, realizado de 03 a 06 de fevereiro de 2004 em Linha Tomazelli, Chapecó, reuniu 5.500 associados. Nos estandes de cada uma das atividades produtivas foram apresentadas formas de gerenciar melhor os números, gerando renda e qualidade de vida no campo.















X edição do CDA: Apontando Caminhos



Realizado de 1º 4 de fevereiro de 2005, X edição do CDA buscou “apontar caminhos” através do conhecimento. O evento se solidificou como uma ferramenta de transferência tecnológica e o conhecimento foi o insumo principal do evento.












"Água, nosso maior presente"


A preocupação com o futuro da água, mineral essencial para as atividades agropecuárias e, principalmente, para a sobrevivência humana foi ponto de referência da XI edição do Campo Demonstrativo Alfa, realizado de 31 de janeiro a 03 de fevereiro de 2006, em Chapecó.


O evento buscou ampliar a consciência sobre a responsabilidade ambiental. Todas as palestras do evento, com foco nas diversas atividades produtivas, voltaram suas abordagens para a questão da água.


Ainda em 2006 foi realizado o primeiro CDA na região do Planalto Norte: 1.300 agricultores participaram do campo demonstrativo, realizado em 16 e 17 de fevereiro de 2006.











XII CDA e a história da cooperação



Em 2007, o Campo Demonstrativo Alfa destacou a história da Cooperalfa, que completava 40 anos de fundação. Promovido de 30 de janeiro a 02 de fevereiro, em Chapecó, com o tema "Cooperativismo, credibilidade e equilíbrio no campo", o evento reuniu 90 empresas expositoras e 6.144 visitantes. O CDA do Planalto Norte, realizado nos dias 22 e 23 de ferevereiro, envolveu 1.500 pessoas e 50 empresas expositoras.













Jovem, dá certo quando você acredita!


O CDA 2008 apresentou o tema "Jovem, dá certo quando você acredita", dando ênfase à sucessão familiar e à permanência do jovem no campo. No evento, promovido de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, a cooperativa buscou mostrar que existem oportunidades para o jovem evoluir através da formação técnica, gestão e relacionamento familiar. O 3º CDA do Planalto Norte, realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, reuniu 2.000 pessoas e 50 empresas expositoras.












CDA 2009 e a sustentabilidade



A sustentabilidade foi a temática do CDA 2009, realizado de 03 a 06 de fevereiro, com o slogan "Desenvolver para continuar a vida". O evento também marcou a despedida de Mário Lanznaster da presidência da Cooperalfa. Na parte agrícola, a estrela do evento foi o milho BT, geneticamente modificado, liberado para o plantio. Em Bela Vista do Toldo o evento foi realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro, reunindo 2.500 participantes.












Nos 15 anos do CDA, foco na administração rural



O Campo Demonstrativo Alfa completou 15 anos em 2010 com o tema "Administração rural já - atitude, superação e resultado"! O evento, realizado de 02 a 05 de fevereiro, enfatizou a administração rural como uma importante ferramenta, permitindo uma nova visão ao setor agropecuário, tornando-o mais profissional e competitivo. Para simbolizar os 15 anos do CDA foram escolhidos o saraquá, a enxada e o chapéu de palha, elementos que sugerem o trabalho coletivo, a preservação e o humanismo.  Em Bela Vista do Todo o CDA, realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro, reuniu 2.700 participantes.












CDA 2011 e os detalhes da produção



Com o tema “Perceber detalhes, agir e colher” o CDA 2011 foi realizado de 01 a 04 de fevereiro em Linha Tomazelli, Chapecó. No evento, foi lançado o PAPA Sab, programa para o recolhimento e destino seguro de embalagens de produtos Classe 1, usadas na saúde animal. O CDA do Planalto Norte foi realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, reunindo 3.500 participantes.















17ª edição do CDA valorizou o cultivo da vida


Valorização do cooperativismo, reconhecimento e pedidos ao Governo, soluções para amenizar a estiagem, número recorde de lideranças e a presença maciça dos associados marcaram a 17ª edição do Campo Demonstrativo Alfa. Mesmo durante uma grave estiagem, o evento apresentou o tema "Cultivo a vida, você percebe?" Realizado de 06 a 09 de fevereiro em Chapecó, reuniu 7.115 participantes. Em Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte catarinense, 5 mil pessoas participaram do campo, de 29 de fevereiro a 02 de março.













18º CDA e a primeira GTA eletrônica



Sete mil agricultores participaram do CDA 2013, realizado de 04 a 07 de fevereiro em Chapecó reunindo sete mil associados. O tema "A evolução continua", marcou o lançamento do programa Terra Boa, pelo governador Raimundo Colombo. Foi emitida ainda a primeira GTA (Guia de Trânsito Animal) eletrônica do Estado. No Planalto Norte, o evento aconteceu de 19 a 21 de fevereiro, com mais de cinco mil participantes. O engenheiro agrônomo Alexandre Ramos assumiu a coordenação do evento, substituindo o engenheiro agrônomo Jacques Shvambach, que que por sete anos ficou a cargo do evento.









Terra, o campo da vida



O XIX Campo Demonstrativo Alfa, realizado de 10 a 13 de fevereiro de 2014 em Chapecó recebeu 6.500 visitantes com um calor histórico de 38º C. Organizado e conduzido por uma equipe de mais de 150 colaboradores da Cooperalfa, 117 expositores e seis mil associados visitantes, o evento contou com corredores de sombrite, muita água disponível, além de estantes espaços e climatizados para as palestras. Pela primeira vez, o almoço foi realizado junto ao parque do CDA


No ano da Copa do Mundo no Brasil, o evento inspirou o sentimento de equipe. O tema central “Terra, o campo da vida” apresentou reflexões sobre o maior patrimônio do agricultor, o solo. Em Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte catarinense, a IX edição do CDA foi realizada de 25  a 27 de fevereiro, atraindo 5.000 participantes.










CDA comemora aniversário duplo


Com o tema "Onde pessoas e tecnologias se encontram", a edição de 20 anos do Campo Demonstrativo Alfa reuniu um público até então histórico: 8075 participantes em Chapecó, de  19 a 22 de janeiro e 5.470 entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2015 em Bela Vista do Toldo. Somadas as duas regiões em que o CDA é realizado, foram mais de 13 mil visitantes. O evento envolveu ainda 36 estandes organizados pela cooperativa e 179 expositores externos.


Um dos pontos altos do evento foi o lançamento do Projeto Sou Cooperação de Teatro nas Escolas. Uma exposição fotográfica com imagens relativas ao evento, organizada pelo Centro de Memória Alfa Maxicrédito, marcou os 20 anos do CDA Chapecó e os 10 anos do CDA em Bela Vista do Toldo.










Bom planejamento, ótimos resultados



A 21ª edição do Campo Demonstrativo Alfa, realizado de 19 a 21 de janeiro de 2016 em Chapecó, reuniu mais de sete mil associados. Cem expositores desenvolveram palestras técnicas aos visitantes. Realizada de 02 a 04 de fevereiro em Bela Vista do Toldo, a 11ª edição do CDA reuniu 6.947 pessoas, um recorde no número de participantes na região.


Com o tema "Bom planejamento, ótimos resultados", o CDA 2016 marcou o lançamento do Projeto Plantando o Futuro para distribuição de mais de 100 mil mudas de árvores nativas aos associados da Cooperalfa.













Foco no cinquentenário e recorde de público



O 22º Campo Demonstrativo Alfa, realizado de 17 a 19 de janeiro em Chapecó registrou 8.170 participantes, um recorde de público. O evento marcou o início da comemoração dos 50 anos da Cooperalfa com o tema “Planejando os próximos 50”.










Receba novidades da Cooperalfa

Localização Campo Demonstrativo Alfa

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC