O que a história nos conta




O acervo do CEMAC – Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito - privilegia as memórias e experiências vividas na formação do cooperativismo e da agricultura regional. Imagens fotográficas, objetos, documentos, depoimentos, registros em vídeo, entre outros, retratam o cotidiano de associados, funcionários e da comunidade local.



Acervo Iconográfico



O acervo iconográfico do CEMAC é composto por fotografias (físicas e digitais), slides e negativos. São imagens do século XX e XXI, que ilustram a trajetória da Cooperalfa, do Sicoob MaxiCrédito, seus associados e colaboradores, bem como a história do cooperativismo e da agropecuária em Santa Catarina e nas áreas de abrangência das cooperativas. O acervo é composto por aproximadamente 15 mil imagens físicas, mais de dois mil slides e negativos e mais de 100 mil imagens digitais. 


O acervo da Cooperalfa vem sendo organizado desde o ano 2003. Inicialmente, contou com a preciosa ajuda do Ceom – Centro de Memória do Oeste Catarinense. Em 2010, a Cooperalfa e o Sicoob MaxiCrédito formaram uma parceria para constituir um espaço de memória, onde o acervo fotográfico está organizado e disponibilizado para consulta pública.


Hoje, o arquivo fotográfico do Sicoob Maxicrédito e da Cooperalfa está sob responsabilidade do CEMAC. O centro de memória absorveu ainda os registros herdados nas incorporações, como das extintas Cooper São Miguel e Cooper Canoinhas. Todas as imagens estão disponíveis para pesquisa no CEMAC, localizado na matriz da Cooperalfa e do Sicoob Maxicrédito, em Chapecó-SC.






Matriz da Cooperalfa, em Chapecó - SC, no início da década de 1970



Audiovisuais



Mais de 400 audiovisuais compõe o acervo do Cemac. Os vídeos abordam os mais variados temas: cooperativismo, ações institucionais, eventos das cooperativas, reportagens televisivas, mídia televisiva, homenagens, entre outros.



Documentação Arquivística




O acervo documental do CEMAC é composto por jornais como O Cooperalfa, Elo Cooperativo, Jornal da Produção, Jornal do Agricultor, Jornal da Cooper São Miguel, Mix de Notícias do Sicoob MaxiCrédito, entre outros, publicados a partir da década de 1970.  O acervo conta ainda com atas das cooperativas, cartilhas sobre o cooperativismo, revistas sobre o cooperativismo, agropecuária, revistas diversas, documentos diversos da Cooperalfa, do Sicoob MaxiCrédito e do cooperativismo.







Acervo Tridimensional


Mais de 300 objetos que marcaram a história das cooperativas compõe o acervo do Cemac. São peças-símbolo das grandes mudanças tecnológicas e administrativas que marcaram as últimas cinco décadas, como máquinas de escrever, máquinas de calcular, máquinas ponto, central telefônica, máquina de contabilidade, entre outras.




História Oral



O acervo de história oral do CEMAC conta atualmente com mais de 200 entrevistas. Dentre as fontes estão fundadores das cooperativas, colaboradores, associados e outros personagens que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento do cooperativismo na área de abrangência da Cooperalfa e do Sicoob MaxiCrédito.



Biblioteca do CEMAC


Livros dos mais variados temas e, principalmente, sobre cooperativismo, agropecuária e história regional compõe a biblioteca do CEMAC. Outras obras como trabalhos acadêmicos e relatórios que envolvem o cooperativismo estão disponíveis no acervo.




Coleções 


» Coleção Cooperalfa;
» Coleção Sicoob MaxiCrédito;
» Coleção Credtec;
» Coleção Blucredi;
» Coleção Coopercanoinhas;
» Coleção Cooperxaxiense;
» Coleção Cooper São Miguel;
» Coleção Mercedi Lohmann;
» Coleção Ivo Dal Mago;
» Coleção Zelinda Bodanese.


Receba novidades da Cooperalfa

Contatos Cooperalfa

Contatos dos setores

Trabalhe na Cooperalfa

Ligar para matriz
(049) 3321-7000

Av. Fernando Machado, 2580-D
Passo dos Fortes
Chapecó / SC